O Exorcista 3: filme que obcecou Jeffrey Dahmer quase foi arquivado

O Exorcista III é um filme norte-americano de 1990 de terror sobrenatural dirigido e escrito por William Peter Blatty, sendo uma adaptação de um romance de sua autoria, Legion, publicado em 1983 nos Estados Unidos. O elenco inclui George C. Scott, Ed Flanders, Jason Miller, Scott Wilson e Brad Dourif. É o único filme da franquia a não ser distribuído pela Warner, embora a mesma tenha posteriormente obtido os direitos de distribuição internacional.

O filme foi originalmente intitulado Legion, mas foi alterado para O Exorcista pelos executivos da Morgan Creek Productions, para ser mais comercial. O enredo em si também foi drasticamente alterado na pós-produção, com refilmagens impostas pela produtora que exigiu de última hora uma sequência de exorcismo para o clímax do filme.

Com um orçamento estimado em U$11 milhões, o longa arrecadou um total de U$39 nas estreias pelo mundo, mas foi alvo de duras análises e não teve a mesma força do original. Blatty, na época, atribuiu o resultado como um fracasso, culpando a necessidade de acrescentar no título a palavra “Exorcista” e a refilmagem de algumas cenas. 

Nunca foi de seu interesse estabelecer uma conexão absoluta com o original e aproveitar as conquistas de William Friedkin, principalmente se levar em consideração a baixa receptividade da continuação. Ele já havia questionado o jornal The New York Times por não colocar o livro “Legião” na lista dos best-sellers, mesmo com toda a venda informada pela editora.

A obssessão de Dahmer, o ‘canibal de Milwaukee’

No episódio da nova série de Ryan Murphy da Netflix Monstro: A História de Jeffrey Dahmer tem uma cena interessante onde o serial killer Jeffrey Dahmer (Evan Peters) convence sua vítima, Tracy Edwards (Shaun J. Brown), de 32 anos, a assistir O Exorcista III: Legião com ele. Dahmer afirma que adora o filme e “vê-o todos os dias”.

Foi confirmado ele realmente estava obcecado com O Exorcista III. Não só isso, mas a representação da série sobre o que aconteceu na noite em que Dahmer levou Edwards para casa (o que levou à eventual prisão do assassino) parece ser precisa, até mesmo o serial killer fazendo Edwards assistir ao filme com ele.

Como Edwards sobreviveu, ele foi capaz de contar sua história, e seu relato real da noite combina muito com o que foi retratado na série Netflix.

Quanto a por quê Dahmer adorava O Exorcista III, a ponto de forçar suas vítimas a assisti-lo, Dahmer supostamente se identificou fortemente com o assassino fictício do filme, The Gemini Killer, interpretado por Brad Dourif no filme. Ironicamente, o “Assassino de Gêmeos” foi pelo menos parcialmente inspirado por outro assassino em série real, o Assassino do Zodíaco.

Monstro: A História de Jeffrey Dahmer estreou em setembro deste ano e está disponível na Netflix.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.