Led Zepellin tem história trágica por trás de uma das músicas mais conhecidas

A banda britânica Led Zeppelin é um dos nomes mais importantes do Rock, desde que surgiu em 1968 em Londres. Com um som voltado para o psicodélico com solos alucinantes, o grupo inglês lançou diversos clássicos ao longo de sua trajetória, como no caso da bela “All My Love”, faixa de “In Through The Out Door”, que foi lançada em 1979. Considerada uma das canções mais bonitas do Led Zeppelin, talvez nem todas as pessoas saibam que por trás da letra, a história foi inspirada em uma tragédia: o falecimento de Karac, filho do vocalista Robert Plant.

No dia 26 de julho de 1977, Karac morreu com apenas cinco anos, depois de contrair um vírus estomacal. Na época, Robert Plant cogitou desistir da carreira, mas conseguiu seguir em frente, mas, tentando fazer músicas diferentes das que fazia no passado.

Mais detalhes da história de All My Love

Alguns fãs de Led Zeppelin não acham o disco ‘In Through The Out Door’ um dos melhores do grupo, pois os integrantes apresentaram uma proposta diferente do que estavam trazendo anteriormente. Inclusive, o próprio Plant falou sobre isso em uma entrevista  à revista Q em 1990: 

“‘In Through The Out Door’ não foi a melhor coisa do mundo, mas pelo menos estávamos tentando variar o que estávamos fazendo, para o bem de nossa própria integridade. De todos os discos, esse é interessante, mas um pouco higienizado, porque não estávamos no clamor e no caos há muito tempo. Em 1977, quando perdi meu filho, eu não queria realmente sair cantando por aí ‘Hey hey mama say the way you move’. [Esse tipo de letra] Não tinha mais muita importância.”

Sobre esse trágico momento de sua vida, Plant disse que quem o ajudou nesse processo foi o baterista John Bonham. Em outra entrevista, para à Onstage, o vocalista exaltou a amizade dele nesse momento difícil: 

“Durante os momentos mais sombrios de minha vida, quando perdi meu filho e minha família estava em desordem, foi Bonzo quem veio até mim. Os outros caras [da banda] eram do sul da Inglaterra e não tinham o mesmo tipo de etiqueta social que temos aqui no norte, o que poderia realmente preencher esse abismo desconfortável com todas as sensibilidades necessárias para consolar.” 

Conflitos na banda após a morte de Karac 

Diferente de Bonham, o guitarrista Jimmy Page e o baixista John Paul Jones não foram ao funeral de Karac. De acordo com Mick Wall, responsável por ter escrito a biografia do Led Zeppelin, as ausências dos integrantes causaram uma separação dentro da banda, como apontou a matéria do Ultimate Guitar: 

“Até então, Robert ainda estava preso a Jimmy e ao que ele havia criado com o Zeppelin. Depois desse incidente, Jimmy não tinha mais a mesma mística para Robert. Robert começou a ter muito mais poder sobre o que a banda faria ou deixaria de fazer. Ele realmente não se importava mais e, portanto, estava pronto para sair a qualquer momento se eles não se encaixassem com ele. E é assim que as coisas continuam até hoje.”

Em 1993, o próprio Jimmy Page comentou sobre o processo da música “All My Love” e como isso o deixou preocupado na época: “Eu estava um pouco preocupado com o refrão, eu podia imaginar as pessoas fazendo a onda e tudo mais. E pensei: ‘Isso não somos nós. Isso não somos nós’. Em seu lugar, estava tudo bem, mas eu não gostaria de seguir essa direção no futuro”, disse o guitarrista ao Ultimate Guitar.

Pouco mais de um ano depois do lançamento de “In Through The Out Door”, o baterista John Bonham faleceu e isso decretou o fim do Led Zeppelin.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.