Gladiador é baseado em fatos reais? A verdadeira história

Após a confirmação de Gladiador 2, muitos ficaram na expectativa e passaram a voltar ao longa de 2000. Gladiador foi um completo arrasa-quarteirão: US$460 milhões de bilheteria, 12 indicações ao Oscar e cinco vitórias, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator.

Porém, ao retratar personagens reais, espectadores se questionaram sobre a veracidade do que aconteceu. Afinal, Gladiador é uma história real? A resposta curta: não. Os roteiristas do longa, David Franzoni, John Logan e William Nicholson, utilizar o livro Those About to Die, de Daniel P. Mannix como inspiração para o longa.

Confira abaixo uma comparação dos personagens de Gladiador com suas respectivas contrapartes do mundo real.

Gladiador: comparação com a realidade

Marco Aurélio

Talvez o personagem que mais se assemelhe à sua versão real, de acordo com historiadores. No entanto, Marco Aurélio morreu de causas naturais pela idade avançada e não assassinado por Cómodo, como o filme mostra.

Cómodo (ou Cômodo)

O grande vilão de Gladiador, Cómodo foi “suavizado” em sua versão cinematográfica. De acordo com a História, o imperador romano mudou os meses do calendário para títulos em sua referência, além de criar adjetivos com seu nome (exército comodiano, povo comodiano etc). Gostava de ser chamado pelo nome de deuses, em especial, Hércules, sendo representado em estátuas de mármore com a pele do leão de Neméia.

Maximus

O grande heróis da história, Maximus é um amálgama de diversos comandantes da Guarda Pretoriana. Ligados diretamente ao Imperador e à manutenção do poder, os comandantes eram constantemente relacionados à conspirações.

Alguns nomes que inspiraram Maximus são os comandantes Paterno, Perene, Cleandro e Emílio Leto, com o último tendo feito parte da conjuração de Márcia, que liquidou Cômodo e encerrou com seu império.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.