Estes filmes de comédia não poderiam ser feitos hoje!

Todo filme é um produto do seu tempo, incorporando pensamentos, expressões e hábitos de sua época. Por isso, é praticamente inevitável: todo filme vai se tornar datado em algum momento. Nos filmes de comédia, pode ser um pouco mais difícil reconhecer isso, já que tudo é feito em um tom de leveza que pode desarmar boa parte do público. Confira cinco comédias que – provavelmente – não seriam feitas do mesmo jeito hoje em dia:

“Trovão Tropical” (2008)

Estrelada e dirigida por Ben Stiller (“Zoolander”), essa comédia acompanha um grupo de atores que são largados na selva durante uma gravação desastrosa.

Um dos protagonistas, interpretados por Robert Downey Jr., é um ator branco… que decidiu interpretar um personagem negro no filme. E sim, o ator faz blackface no filme. Ok, o longa fez isso satirizando a forma como Hollywood escolhe atores brancos para papéis de pessoas negras, asiáticas e de outras etnias, mas a polêmica provavelmente seria dor de cabeça demais para os criadores.

“A Vingança dos Nerds” (1984)

Cansados de serem excluídos, um grupo de nerds forma sua própria fraternidade e entra em uma guerra contra os jogadores de futebol.

O longa é uma comédia bem pastelão, então não é uma surpresa que ele seja ultra mega caricato, mas esse nem é o grande problema. Em uma cena, um dos protagonistas finge ser o namorado jogador de futebol da sua “crush” para poder transar com ela. Talvez você não saiba, mas isso é considerado estupro, então é difícil imaginar uma comédia com uma cena assim.

“Gatinhas & Gatões” (1984)

Um dos grandes clássicos do John Hughes, o filme segue uma adolescente apaixonada pela garoto mais popular da escola… mas quem gosta dela é o nerd.

Além de um dos personagens ser um estereótipo asiático bem ofensivo, o filme tem cenas envolvendo um dos “mocinhos” transando com uma garota tão bêbada que mal consegue ficar de pé… mais uma vez, estupro não é exatamente o que você quer ver ao assistir uma comédia.

“American Pie” (1999)

Um grupo de amigos do colégio combinam perder a virgindade até o fim do ano.

Um dos grandes clássicos teen pastelão, o filme tem várias cenas que não funcionam nem um pouco hoje em dia, como o momento em que o protagonista filma uma garota trocando de roupa sem a permissão dela… e o vídeo vaza para a escola inteira e no fim ela ainda gosta dele (?).

“Uma Escola Muito Louca” (1986)

Alguns filmes têm apenas cenas ou momentos problemáticos, mas, neste caso aqui, o filme já começa errado na sinopse.

Na trama, um rapaz branco se passa por um homem negro para ganhar uma bolsa de estudos em Harvard. Já deu pra entender porque ninguém aprovaria essa sinopse hoje em dia.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.