Este foi o filme que tirou Tropa de Elite da disputa do Oscar 2008

Alguns filmes são tão impactantes que todo mundo apenas assume que eles devem ter sido muito premiados. “O Resgate do Soldado Ryan” (1998), por exemplo. A maioria das pessoas que viram o filme imaginam que ele tenha vencido o Oscar de Melhor Filme, quando o coroado da noite na verdade foi “Shakespeare Apaixonado”. E este é o caso de “Tropa de Elite” (2007). Não é curioso pensar que um dos maiores sucessos do cinema nacional não foi o escolhido para representar o país na disputa do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro?

Naquele ano, o escolhido para disputar a vaga entre os cinco indicados foi “O Dia em que Meus Pais Saíram de Casa” (2007). O longa chegou a ficar entre os nove finalistas, mas não entrou entre os cinco indicados ao prêmio daquele ano.

o ano em que meus pais saíram de casa
Foto: acervo/Globo Filmes

Por que “Tropa de Elite” não foi escolhido para o Oscar?

“O Dia em que Meus Pais Saíram de Casa”, ambientado nos anos 70, durante a ditadura militar que aconteceu no Brasil, conta a história a partir do ponto de vista de um garoto de 12 anos. Um drama de época, ambientado em um período histórico conturbado? É fácil entender como o filme foi escolhido, já que ele parece ser tudo que a Academia ama premiar até hoje.

No geral, o filme foi muito mais bem recebido pela crítica do que “Tropa de Elite”. Apesar do seu sucesso comercial e de ter vencido o Urso de Ouro no Festival de Berlim, o longa de José Padilha não foi bem recebido por muitos críticos. O diretor Hector Babenco, membro do júri de seleção na época, disse que era um filme que “não parava em pé”.

“Tropa de Elite” também gerou polêmica entre vários críticos por questões ideológicos. Um exemplo é a resenha da Variety, que descreveu o filme como “a celebração da violência pelo bem, que funciona como peça de recrutamento para criminosos fascistas”.

Fonte: G1.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

1 comentário
  1. Avatar de José
    José Diz

    Puro bla bla bla. O que pegou foi apenas a questão ideológica da bancada que escolhe. Só isso. Pra eles filmes como, o massacre da serra elétrica, jogos mortais, kill Bill…….. Deveriam nem existir pois influenciaram a humanidade ame seguir o exemplo do filme. Tropa de elite só não foi escolhido porque mostra uma visão real de parte da polícia e política brasileira, mais escancarada ainda no segundo filme.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.