Ernest Lawrence: quem era o amigo de Oppenheimer na vida real

No meio do enorme elenco de “Oppenheimer” (2023), um dos personagens coadjuvantes de maior destaque é Ernest Lawrence, interpretado por Josh Hartnett, que estava um pouco sumido dos holofotes. Assim como todos os personagens do filme, ele é inspirado por uma pessoa real.

Vencedor do prêmio Nobel de física, Ernest Lawrence era uma referência na época no estudo de energia atômica. Ele conheceu Oppenheimer na época em que os dois trabalhavam na Universidade de Berkeley, na Califórnia. Eles se tornaram amigos próximos e um dos filhos de Lawrence foi até batizado de Robert em homenagem a Oppenheimer. Lawrence se envolveu no Projeto Manhattan antes mesmo de Oppenheimer e foi ele quem apresentou Oppenheimer ao projeto.

O que aconteceu com Ernest Lawrence depois da criação da bomba?

Diferente de Oppenheimer e outros membros do Projeto Manhattan, Lawrence não sofreu com perseguição política durante a Guerra Fria por “associações a comunistas”. No filme, vemos que ele não testemunha contra Oppenheimer na audiência de segurança do colega, alegando que estava doente.

Lawrence continuou seu trabalho como cientista e defendia a importância do investimento governamental em grandes programas científicos, período que ficou conhecido como “Big Science”. Assim como Oppenheimer, ele também passou a advogar publicamente pela suspensão de testes com bombas atômicas, sendo um dos membros da delegação dos Estados Unidos na Conferência de Geneva de 1958 e trabalhando bem proximamente ao governo americano.

Porém, durante essa viagem, ele teve sérios problemas de saúde por causa da sua colite crônica e precisou voltar para os Estados Unidos para ser operado. Durante a cirurgia, os médicos encontraram várias outras complicações. Ernest Lawrence faleceu no dia 27 de agosto de 1958, aos apenas 57 anos de idade.

Os dois laboratórios de pesquisa nuclear da Universidade de Berkeley foram nomeados em homenagem a ele e um 103º elemento da tabela periódica ganhou o nome de Lawrencium.

Fonte: Atomic Archive e ScreenRant.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.