Como a Alemanha foi pioneira no cinema de terror e fantasia

Apesar de ser difícil precisar quando foi seu surgimento exato, estima-se que o cinema deu seus primeiros passos em meados do século XX, mais especificamente por volta de 1895, principalmente por influência dos Irmãos Lumière e seu “Cinematógrafo”.

Todavia, os filmes da época eram extremamente influenciados pelo teatro, levando para as telas representações estáticas de cenas. Mas uma grande revolução se iniciou com a virada do século, com o cinema alemão trazendo uma forma singular de se fazer cinema.

O movimento conhecido como “Expressionismo Alemão”, que teve seu auge principalmente por volta de 1920, apresentou para o público representações subjetivas da realidade, usando de sombras e contrastes, figurinos exagerados e histórias inquietantes para construir suas tramas.

Inspirados por artistas plásticos como Vincent van Gogh e Edvard Munch, os expressionistas não se preocupavam em produzir composições esteticamente agradáveis, mas sim de gerar reações profundas através de seus ângulos ousados e composições sombrias.

Com isso, as produções deste período revolucionaram completamente a forma de fazer cinema, dando origem a gêneros como o terror e a fantasia, além de ser um dos principais pilares do cinema moderno por sua ousadia com as convenções mais tradicionais.

Cinema clássico: representantes do Expressionismo Alemão

  • Nosferatu

Prestes a ganhar um remake este ano, o filme de 1922 é uma adaptação da história de Bram Stoker e acompanha Thomas Hutter, um corretor de imóveis que precisa vender um castelo do excêntrico Conde Orlok. O que ele não sabe é que seu cliente é uma terrível criatura das trevas.

  • O Gabinete do Doutor Caligari

O doutor Caligari é um misterioso hipnotizador que traz para um pequeno vilarejo da fronteira holandesa algo assustador: Cesare, um sonâmbulo que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos e obedece a seus comandos. Mas quando cai a noite, o doutor utiliza Cesare para atormentar os moradores.

  • O Homem Que Ri

O jovem Gwynplaine é sequestrado ainda quando criança e, por ordem do rei, ele tem seu rosto deformado, esculpido por um sorriso eterno, que o transforma em uma atração de circo. Um dia, ele se apaixona por uma moça cega, mas se recusa a casar com ela por causa de sua deformidade.

  • Metrópolis

Ambientado em 2026, o filme acompanha uma sociedade dividida, comandada por poderosos da indústria, enquanto trabalhadores habitam o subterrâneo da cidade de Metrópolis. Quando o filho do dono da cidade conhece a líder espiritual dos operários, ele começa a questionar as estruturas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.