Classificação de filme da Disney é alterada por discriminação

Considerado um dos grandes clássicos da Disney, “Mary Poppins” (1964) está sendo relançado em alguns cinemas dos Reino Unido para comemorar seu aniversário de 60 anos, e o filme teve sua classificação indicativa aumentada devido ao uso de “linguagem discriminatória”.

A classificação aumentou de G – equivalente à classificação livre no Brasil – para PG, que significa “parental guidance” (“orientação dos pais”). Normalmente, no Brasil os filmes PG são os “não indicados para menores de dez anos”.

O aumento da classificação foi devido ao uso da palavra “Hottentots”, considerada racialmente insensível. O termo era usado por europeus para se referir ao Khoekhoe, um grupo de nômades da África do Sul. A palavra é usada por um dos personagens para se referir aos limpadores de chaminé que estão com os rostos sujos de pó de carvão. Nesse contexto, o uso da palavra é ainda mais insensível, por não estar nem se referindo a pessoas da etnia, e sim a homens brancos com o rosto “pintado”.

Em uma declaração para o Daily Mail, a Disney afirmou que eles entendem que os pais se preocupam muito em expor seus filhos a “linguagem discriminatória ou comportamento que eles possam achar angustiante ou repetir sem perceberem a ofensa que isso pode representar”.

“Mary Poppins”

Baseado no livro de mesmo nome da autora P.L. Travers, o filme acompanha os Banks, uma família com duas crianças muito travessas e que não conseguem parar com uma babá. Pelo menos é assim até a chegada de Mary Poppins (Julie Andrews), uma babá “praticamente perfeita” que irá transformar a vida dessa família com muita magia, gentileza e música.

Dirigido por Robert Stevenson (“Se Minha Cama Voasse”), o filme conta com Julie Andrews (“A Noviça Rebelde”), Dick Van Dyke (“The Dick Van Dyke Show”), David Tomlinson (“Se Meu Fusca Falasse”) e Glynis Johns (“O Árbitro”).

Apesar de não ter agradado a autora do livro, o longa foi um enorme sucesso de bilheteria e recebeu 13 indicações ao Oscar e levou cinco prêmios para casa, incluindo um Oscar de Melhor Atriz para Andrews.

Fonte: popculture.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.