Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças: 5 frases do filme

Quem acompanha aquelas páginas de frases de filmes e séries nas redes sociais muito provavelmente já deparou com alguma citação de “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” (2004), filme de drama e comédia estrelando Jim Carrey (“O Show de Truman”) e Kate Winslet (“Titanic”).

A trama acompanha Joel (Carrey), um homem deprimido por causa do seu término com a intensa Clementine (Kate Winslet). Um dia, ele descobre que a ex passou por um processo médico para apagar todas as memórias do namoro dos dois. Magoado e com raiva, ele decide fazer o mesmo. Mas, no meio do processo, começa a repensar se realmente quer esquecer aquele grande amor.

Confira cinco frases de “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”:

E cuidado com os SPOILERS.

1. “Por que me apaixono por toda mulher que eu vejo que me dá o mínimo de atenção?” – Joel

Logo no início do filme, vemos que Joel é um homem “sem esperança, estranho e desesperado por amor” (sim, tipo o Chandler de “Friends”). Ele pensa isso ao ver Clementine em uma praia, sem saber que eles já foram apaixonados antes.

2. “Caras demais acham que eu sou um conceito, ou que eu completo eles, ou que vou fazer eles se sentirem vivos. Mas sou só uma garota ferrada procurando pela minha própria paz de espírito. Não me torne responsável pela sua.” – Clementine

A personagem de Kate Winslet pode parecer a típica “Manic Pixie Dream Girl”, um clichê de personagem feminina excêntrica mas que existe na história apenas para atender às necessidades do protagonista masculino. É aqui que ela começa a mostrar que sabe desse clichê e que não faz parte dele.

3. “Que perda passar tanto tempo com alguém, apenas para descobrir que ela é uma estranha.” – Joel

Enquanto revive suas memórias com Clementine, Joel percebe que não fez tudo que podia para realmente conhecê-la, e que isso pode ter atrapalhado a relação dos dois.

4. “Não consigo me lembrar de nada sem você.” – Joel

Quando a projeção de Clementine sugere que ele a esconda em suas outras memórias, Joel responde isso, mostrando como a relação dos dois foi tão intensa que não parecia existir nada além disso na memória dele.

5. Clementine: “Mas você vai, você vai pensar em coisas e vou ficar entediada de você e me sentir presa porque é isso que acontece comigo.”

Joel: “Okay.”

No diálogo final, após se reencontrarem e descobrirem que já foram apaixonados antes, Joel e Clementine discutem se devem ou não continuar juntos, mesmo sabendo que eles já “deram errado” uma vez. A resposta de Joel mostra que sim, ele está disposto a tentar mais uma vez. Mesmo que dê errado, ele prefere ter essas memórias do amor dos dois.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.