A polêmica envolvendo o homem que inspirou Sete Anos no Tibet

Lançado em 1997, o filme Sete Anos no Tibet trouxe para as telas uma emocionante história sobre um alpinista alemão que faz amizade com o Dalai Lama, ganhando maturidade e humildade, estrelado por Brad Pitt. Mas apesar do sucesso, o longa se tornou alvo de polêmicas quando uma verdade assustadora veio à tona.

Isso porque o filme foi baseado na autobiografia de um homem austríaco chamado Heinrich Harrer, que de fato teve encontros com o Dalai Lama. Mas além disso, ele teve um passado obscuro na Segunda Guerra Mundial, tendo ligações diretas com o Terceiro Reich.

image 109
Heinrich Harrer e o Dalai Lama

Na época do lançamento do filme, a revista semanal Stern, publicada na Alemanha, denunciou o passado de Harrer durante o governo de Adolf Hitler, destacando que o homem integrou a temida Schutzstaffel, também conhecida como SS, a polícia do partido nazista.

Contudo, de acordo com uma matéria da Folha de São Paulo publicada em 1997, o alpinista austríaco nunca negou seu passado no regime, alegando que foi um erro do qual ele se arrepende. Além disso, em entrevista, ele alegou que não cometeu crimes de guerra.

Sete Anos no Tibet gerou polêmica entre a crítica americana e estrangeira, além de ter sido boicotado por um grupo de judeus de Nova York. O diretor do longa, Jean-Jacques Annaud, alegou em entrevistas que não conhecia o passado de Harrer, mas não quis mudar a história do filme.

Mais sobre Sete Anos no Tibet: trama, elenco e onde assistir

O famoso alpinista austríaco Heinrich Harrer tentou algo quase impossível: escalar o Nanga Parbat, o 9º pico mais alto do mundo. Mas seus planos foram interrompidos quando a Inglaterra declarou guerra à Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial.

Após se tornar prisioneiro de guerra, ele fugiu após várias tentativas junto com Peter Aufschnaiter para a cidade de Lhasa, no Tibet, onde sua vida mudaria radicalmente. Isso porque além de ter contato com uma nova cultura, ele se torna o confidente do Dalai Lama.

Além de Brad Pitt, o elenco do filme também conta com nomes como David Thewlis, Jamyang Jamtsho Wangchuk, Lhakpa Tsamchoe, Dorjee Tsering, BD Wong, Ingeborga Dapkunaite, Sonam Wangchuk, entre outros. Sete Anos no Tibet está disponível no catálogo da Netflix. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.