Saiba o que é o Heavy Metal

Depois de falar sobre o que é o Hard Rock, agora é a vez do heavy metal, também sub-gênero do rock, seu estilo é mais pesado em relação ao hard rock e seu som muito mais alto.

Seu começo é semelhante ao do hard rock, foi em meados das década de 60 e 70 e algumas bandas se destacaram, como Led Zeppelin (se destacou em vários sub-gêneros, incluindo Hard Rock e Heavy Metal), Black Sabbath e Ozzy Osbourne.

O que é Heavy Metal:

O Heavy Metal tem um som muito mais pesado em relação ao hard rock, com ritmos muito fortes e enfáticos, com uma combinação de baixo e bateria muito compacto (denso) e vocais geralmente potentes, com notas muito altas, além das famosas guitarras, sempre muito altas e com níveis gigantescos de distorção.

Dio com o Black Sabbath
Dio com o Black Sabbath

Outra característica marcante do heavy metal são os poderosos e marcante riffs, como em “Smoke and the Water” e “Paranoid”.

Nas bandas mais tradicionais é muito usada a escala pentatônica.

O volume é um dos principais fatores do heavy metal, junto com potência e timbres, caracterizados muito no som do Motörhead.

Bandas de Heavy Metal:

Existem diversas bandas de heavy metal, algumas delas muito conhecidas, como o já citado Motörhead, Black Sabbath, Ozzy Osbourne, Black Label Society, mas com certeza o grande nome deste gênero é o pai das trevas Ozzy Osbourne, que começou no Sabbath, saiu para construir sua carreira solo e agora está de volta ao Black Sabbath.

Outras bandas que se destacam são o Judas Priest, Iron Maiden, Rainbow e DIO.

A banda DIO do grande vocalista Ronnie James Dio também merece destaque, pois o que foi por alguns momentos vocalistas do Black Sabbath fez um grande trabalho para o Heavy Metal.

Black Sabbath:

Ozzy Osbourne:

DIO:

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

metallica

Metallica: revigorado e ainda relevante

Existem bandas que, ao anunciarem seus próximos lançamentos, promovem um verdadeiro fenômeno de histeria coletiva, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *