Wes Craven: Conheça Suas Principais Obras

Wesley Earl Craven (02 de agosto de 1939 – Ohio) é um diretor de cinema norte-americano, autor, escritor e roteirista conhecido por seus trabalhos em “A Hora do Pesadelo“, “Pânico“, “Quadrilha de Sádicos” , ‘‘Aniversário Macabro” e “Vôo Noturno“.

Carreira no Cinema

Antes de se envolver na indústria cinematográfica, Wes Craven deu aula de inglês no Westminster College e na Universidade Clarkson em Potsdam, localizada em Nova York. Craven largou o mundo acadêmico para se dedicar ao cinema, fazendo pequenos trabalhos no meio cinematográfico, Craven finalmente aprendeu o ofício e conseguiu dirigir o seu primeiro filme “Aniversário Macabro“. Antes disso, Craven produziu o filme “Juntos” que foi dirigido por Sean S. Cunningham, responsável por produzir a série de filmes “Sexta-Feira 13“. Mais tarde, o trabalho de Craven seria imortalizado com o filme ”A Hora do Pesadelo”. Até hoje Craven é aplaudido e admirado por muitos fãs do terror e suspense ganhando mais fãs a cada dia.

Wes Craven

Conheça os principais trabalhos de Wes Craven.

Por Ordem Cronológica:

Aniversário Macabro (The Last House on the Left) – 1972

Sinopse: É aniversário de Mari Collingwood, e esta sai em um passeio noturno com a amiga Phyllis. Mas são pegas de forma crucial por um bando de bandidos fugitivos em série, que as estupram e em seguida as matam, buscando abrigo na última casa à esquerda, a casa dos Collingwood… Quando os pais ficam sabendo do ocorrido, tramam um mirabolante plano de vingança para fazer os sádicos rapazes pagarem pelo o que fizeram.

Comentário: em 2009 foi lançado uma refilmagem com o título “A Última Casa à Esquerda“, nome real se traduzido para o português brasileiro, no lançamento do filme original a distribuidora quis por o nome “Aniversário Macabro” para chamar mais a atenção do público.

aniversario-macabro

Quadrilha de Sádicos (The Hills Have Eyes) – 1977

Sinopse: Durante uma viagem de carro pela Califórnia, a família Carter resolveu pegar um atalho. Foi a sua desgraça. Eles encontraram um grupo de canibais que transformou suas vidas num pesadelo infernal.

Comentário: Outro filme que ganhou refilmagem mas com um nome diferente, em 2006 chegaria “The Hills Have Eyes”, aqui no Brasil com o nome de “Viagem Maldita”, assim como o original essa refilmagem ganhou uma sequencia.

quadrilha de sadicos

A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street) – 1984

Sinopse: Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.

Comentário: É notável como os sucessos de Wes Craven ganham refilmagens, em 2010 “A Hora do Pesadelo” ganhou um remake que para muitos não é fiel e nem chega aos pés do original mas uma parte dos fãs recebeu o remake de braços abertos.

a hora do pesadelo

A Maldição dos Mortos-Vivos (The Serpent and the Rainbow) – 1988

Sinopse: Um antropólogo de Harvard é enviado ao Haiti para recuperar um estranho pó que dizem ter o poder de ressuscitar seres humanos. Na busca pela droga milagrosa, o cético cientista adentra o submundo oculto dos zumbis, dos rituais sangrentos e das maldições remotas. Baseado na experiência real de Wade Davis e filmado no Haiti, o filme retrata uma pavorosa excursão ao universo da magia e do sobrenatural.

Comentário: Filme mediano mas talvez um dos mais marcantes do gênero por ser um dos primeiros a usar o termo Zumbi, um DVD oficial do filme foi lançado em 2003 pela Universal.

a maldição dos mortos vivos

As Criaturas Por Trás das Paredes (The People Under the Stairs) – 1991

Sinopse: Sem conseguir sair de uma casa fortificada que pertence a um casal misterioso (Everett McGill e Wendy Robie), um garoto pobre (Brandon Adams) se vê lançado de repente em um pesadelo. Logo percebendo a verdadeira índole dos moradores homicidas, o menino se confronta com sádicos dispositivos de segurança, torna-se amigo de uma menina esquiva que sofreu abusos e, por fim, descobre o segredo das criaturas ocultas nas profundezas da casa.

Comentário: Filme que teve a aprovação da maioria do público, um típico filme trash para se ver em uma noite de sábado.

as criaturas atrás das paredes

O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger (New Nightmare) – 1994

Sinopse: O filme “A Hora do Pesadelo” está perto de completar 10 anos. Uma das estrelas, Heather Langenkamp (Nancy Thompson), fica assustada ao ouvir por telefone uma voz bastante parecida com a de Freddy Krueger (Robert Englund), o vilão do filme. Pouco tempo depois o marido dela morre em um acidente de carro, sendo encontrado com as famosas marcas provocadas pela garra metálica de Freddy. Heather descobre que Wes Craven, diretor do filme original, está escrevendo o roteiro de uma sequência. É quando percebe que, para enfrentar Freddy, precisará voltar a interpretar Nancy Thomson, sua personagem no filme.

Comentário: O filme que veio para aposentar o vilão Freddy Krueger, foi muito bem elogiado pelos fãs da série, foi comercializado no Brasil primeiramente com o título “O Novo Pesadelo“, este também adotado pela emissora SBT quando exibido em sua grade, para o Lançamento em DVD a distribuidora decidiu renomeá-lo como “A Hora do Pesadelo 7: O Novo Pesadelo“.

A Hora do Pesadelo 7 - O Novo Pesadelo O Retorno de Freddy Krueger

Um Vampiro no Brooklyn (Vampire in Brooklyn) – 1995

Sinopse: Maximillian ( Eddie Murphy) viaja do Caribe até Nova York para procurar uma esposa e dar continuidade à sua linhagem de vampiros. Lá ele conhece a bela detetive Rita (Angela Basset), que ele acredita ser a descendente de uma ordem de vampiros. O sombrio Maximillian usará seus poderes sobrenaturais para tentar conquistá-la.

Comentário: Este aqui é mais um filme de comédia do que de terror levando o público a gargalhadas. Pode ser considerado um filme trash, hoje em dia pode ser considerado bobo mas na época em que foi lançado reuniu um grande público nos cinemas.

Um Vampiro no Brooklyn

Pânico (Scream) – 1996

Sinopse: Sidney Prescott (Neve Campbell) começa a desconfiar que a morte de dois estudantes está relacionada com o falecimento da sua mãe, há cerca de um ano. Enquanto isso, os jovens da pacata cidadezinha começam a receber ligações de um maníaco que faz perguntas sobre filmes de horror. Quem erra, morre. As perguntas seguem uma lógica que será desvendada numa grande festa escolar.

Comentário: Sem dúvida, “Pânico” levou Wes Craven de volta ao topo, considerado um dos melhores filmes de suspense, este aqui deu um novo significado a palavra Serial Killer e até hoje é venerado por muitos fãs. Até 2011 o filme não tinha um lançamento oficial em DVD, até que a Imagem Filmes decidiu lançar uma edição nova e redublada no Estúdio Clone em São Paulo, mesma época em que o lançamento em DVD de “Pânico 4” estava sendo esperado.

Panico 1

Amaldiçoados (Cursed) – 2005

Sinopse: Três jovens têm suas vidas modificadas após serem atacados por um lobisomem, que está perdido em Los Angeles. A situação deles se complica ainda mais após saberem que, para se livrar da maldição passada pela mordida, precisam matar a criatura que os atacou.

Comentário: Este filme recebeu críticas mistas tanto aqui no Brasil quanto nos EUA, muitos acharam um filme fraco tanto no terror quanto na história, outros acharam um show de horror classificando-o como um dos melhores filmes de lobisomem.

amaldiçoados

Vôo Noturno (Red Eye) – 2005

Sinopse: Lisa Reisert (Rachel McAdams) detesta voar, mas precisa realizar uma viagem ao Texas quando sua avó morre. Ela decide retornar a Miami, onde mora, no último vôo disponível, mas uma forte tempestade faz com que a decolagem atrase. Enquanto espera, ela conhece Jackson Rippner (Cillian Murphy), um homem charmoso e gentil que lhe faz companhia. Ao entrar no avião ela fica surpresa com o fato de que Jackson está na poltrona bem ao lado da sua. Logo após a decolagem Jackson diz a Lisa que o motivo de estar naquele vôo é matar um poderoso político, que se hospedará juntamente com a família no hotel que ela trabalha em Miami. Jackson exige a ajuda de Lisa em seu plano, pois caso contrário um assassino contratado por ele irá matar o pai dela, o que depende apenas de uma ligação telefônica.

Comentário: Um filme que irá prendê-lo no sofá do primeiro ao último minuto, “Vôo Noturno” é uma das mais notáveis obras de Wes Craven com uma Exelente interpretação de Rachel McAdams e dando destaque a Cillian Murphy que interpreta muito bem um terrorista frio e que não mede esforços para conseguir atingir seus objetivos.

voo-noturno

Estas são as principais obras de Wes Craven, claro que existe muito mais dele, são 26 filmes de tirar o fôlego, você que curte um bom suspense, aí está um diretor e roteirista que não mede esforços para agradar seu público.
Gostou? então corra já para sua poltrona e assista essas verdadeiras obras do suspense dirigidas por Wes Craven, garanto que você não irá se arrepender.

Sobre Jackson Tavares

Admirador do cinema, aprecia todos os gêneros cinematográficos com objetivo de levar ao leitor o que há de melhor do assunto.

Veja Também!

chamados2

Filmes de terror 2017 – datas e detalhes de 16 lançamentos imperdíveis

O ano de 2016 trouxe algumas novidades interessantes para os fãs de terror, no entanto, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *