A verdadeira história de O Exorcismo de Emily Rose

Ao assistir o filme “O Exorcismo de Emily Rose”, poucas pessoas acabam percebendo que a história que inspirou a produção é verídica. O roteiro foi construído com referência a um possível caso de exorcismo, em que a Igreja Católica posteriormente foi processada, bem como os padres envolvidos no caso. A verdadeira Emily Rose é Anneliese Michel.

O Exorcismo de Emily Rose: verdadeira história

Nascida na Alemanha, Anneliese Michel era católica e durante os anos 70 passou a enfrentar problemas psicológicos. Depressão, delírios e atos agressivos estavam entre os sintomas. Logo um tratamento médico foi procurado, porém a própria Anneliese (verdadeira Emily Rose) não concordava. A jovem afirmava que seu problema era relacionado com uma possessão demoníaca.

Os sintomas foram piorando e ela passou a apresentar aversão a objetos religiosos. Crucifixos, imagens e outros elementos lhe causavam repulsa.

Anneliese Michel - O exorcismo de emily rose

O tratamento de Anneliese Michel

Durante seu tratamento hospitalar, a jovem foi medicada com os recursos mais fortes da época, porém até hoje não é possível determinar com precisão o motivo de não ter funcionado.

Em 1973 os pais da garota foram a paróquia local. Solicitaram que fosse executado o ritual de exorcismo em sua filha, algo que inicialmente foi negado.

A garota continuava com seu estado piorando, começou a destruir objetos religiosos, se mutilar e fazer suas necessidades pela casa, além de se alimentar de aranhas, moscas e a atitude extrema de beber a própria urina.

O exorcismo de Anneliese Michel

Em 1974, o padre da paróquia, Ernest Alt, começou a acompanhar o caso de perto e após algum tempo pediu para o bispo de Wüzzburg para começar o ritual de exorcismo em Anneliese Michel (Emily Rose). O bispo autorizou.

As sessões de exorcismo começaram. Durante elas, a jovem disse estar possuída por 6 demônios, que seriam Lúcifer, Caim, Judas, Nero, Hitler e padre Fleischmann (que caiu em desgraça durante o século XVI).

Exorcismo de Anneliese Michel

Ela também afirmou que teve um encontro durante um sonho com a Virgem Maria, que teria lhe proposto para seguir em paz sem os demônios ou continuar com eles para provar a humanidade a existência dos mesmos.

Após muitas sessões de exorcismo, a jovem estava muito abatida. Apresentava diversos ferimentos, não se alimentava e tinha condição física debilitada.

Garota possuída do filme Emily Rose

No dia 1 de julho de 1976, segundo testemunhas dos rituais, a jovem afirmou estar liberta das entidades que a possuíam. Nesta noite faleceu enquanto dormia (com 23 anos de idade). A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos, causada provavelmente pela desnutrição e desidratação.

Anneliese Michel: negligência médica?

Após isso os dois padres exorcistas e os pais foram indiciados por negligencia médica, o bispo que autorizou não foi levado a julgamento pelo estado crítico de saúde e idade avançada.

No julgamento, médicos, pais e padres se enfrentaram. Os médicos afirmaram que os rituais apenas ajudaram a complicar o estado. Segundo os profissionais, a família e os padres colocaram a jovem em uma situação religiosa que a fazia acreditar que seu caso se tratava realmente de possessão.

Os padres por sua vez, apresentaram as gravações e tudo que tinham documentado durante o tempo de tratamento da garota. Ao final, foram condenados por negligencia médica.

Padre o exorcismo de emily rose
Imagem do filme O Exorcismo de Emily Rose

Antes deste processo foi pedida uma exumação do corpo.  Uma freira havia tido a visão que o corpo ainda estaria intacto. Segundo as autoridades, o corpo estava em estado avançado de decomposição. Ninguém teve acesso e nem mesmo as fotos foram mostradas para família ou padres.

O bispo que autorizou o exorcismo foi Josef Stangl. Ele também consagrou bispo Joseph Ratzinger, que posteriormente tornou-se o Papa Bento XVI e atualmente é papa emérito.

Áudio de Anneliese Michel (Emily Rose)

Confira neste vídeo o áudio das sessões de exorcismo de Anneliese Michel.

Filme O Exorcismo de Emily Rose:

No filme “O Exorcismo de Emily Rose” os nomes são mudados, o local também, que é transferido da Alemanha para os Estados Unidos e inevitavelmente a história é moldada para ficar adequada dentro da proposta do estúdio.

Fotos de Anneliese Michel:

Possessão de Anneliese Michel

anneliese possuída

Outros filmes em referência a Anneliese Michel:

Outro filme que também retrata o caso é Requiem.  O filme mostra uma história mais cética e aproximada da que parece ser a realidade, a de que a jovem sofria de um estado de epilepsia e esquizofrenia, mas que baseada na fé foi considerada possuída.

Mais verdadeiras histórias

A verdadeira história de O Exorcista

A verdadeira história de O Massacre da Serra-Elétrica

A verdadeira história de Sempre ao Seu Lado

A verdadeira história de À Procura da Felicidade

 

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

Crítica | Annabelle 2 – É bom? Devo assistir?

Um dos principais lançamentos de terror de 2017, “Annabelle 2 – A Criação do Mal” …

16 Comentários

  1. Até q assusta um pouquinho, mais queria saber o ritual usado nesse áudio, nao parece o Rituale Romanum da Igreja Católica.

  2. Junte ignorancia+religiao(redundancia) e está aí o resultado…

  3. Veio que sinistro esse filme tem varias historias sinistras por traz. Deu ate vontade de ver ele de novo

  4. Cara, esse filme me dá medo até hj, a garota da vida real tem o mesmo nome q eu, morreu no dia do meu aniversário, é conhecidencia demais!

  5. Quero baixar esse filme,mas com certeza é daqueles pra ver durante o dia e acompanhada..rsrs

  6. Tinha ouvido falar dessa história, é muito Tenebrosa.

  7. Eu acho que verdade.é uma historia um pouco assustadora.

  8. [review]Pobrezinha! Sofrendo de distúrbios psicológicos, foi altamente influenciada por crenças religiosas á acreditar que estava possuída e começou á agir como tal! Deu entrada num círculo vicioso, onde, quanto mais acreditava estar possuída, mais agia como tal, piorando seu estado psicológico e sofrendo as consequências em delírios e convulsões, que aumentavam ainda mais a crença da possessão, até que o corpo não aguentou mais as privações médicas e humanitárias e acabou falecendo!

  9. na moral sera verdade tudo isso?
    gosto do flime, sempre soube que era fatos real mia…
    como a maioria dos filmes falam isso ‘n deia a minimas mas
    agora sabendo de tudo isso fico curiosas pra saber se E verdade ou nao!

    • Com certeza alteraram várias coisas, mas acredite, deve ter sido bem pior na vida real. O mundo é do maligno, busque a luz da verdade, não somente uma verdade boba sobre um filme.

  10. Emily Rose e Anneliese Michel são as mesmas pessoas?

  11. 1976-1927= 49 ou seja o bispo ex-papa não era tão velho que não pudesse ser julgado!

  12. já acomteceu isso com migo eu acredito niso

  13. Engraçado esse povo querendo explicar cientificamente o que aconteceu. Hahahaha Dá vontade de rir e tenho dó dessas pessoas céticas. Demônios e possessões existem. Já vi isso com os próprios olhos. Busquem a luz e a verdade enquanto há tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *