A verdadeira história do titanic

Filme que lançou Leonardo DiCaprio e Kate Winslet ao estrelato, a história do Titanic passa constantemente na TV, como uma história que liga o amor de uma nobreza com um plebeu, e finaliza com uma batida de um grande navio em um iceberg, e o afundamento do mesmo em poucas horas. Com isso o caso de amor é interrompido, pois no naufrágio, o plebe morre.

O filme foi visto por cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. Mas a história real do Titanic, você conhece? Não? Então leia esse post até o final e saiba por completo a história do Titanic.

História do Titanic verdadeira

Construído na Irlanda em 1910, a viagem inaugural do Titanic movimentou os EUA e a Europa em abril de 1912. Maior transatlântico do mundo, o Titanic estava atracado em Southampton, na Inglaterra, e rumou em direção à Nova York em 10 de abril, após duas paradas, uma em Cherboug, na França e outra em Queenstown, na Irlanda, a capacidade chegou a 2.240 pessoas a bordo.

História do Titanic verdadeira
Foto do verdadeiro Titanic

A primeira classe era composta por 329 pessoas, a segunda classe com 285 e a terceira classe com 710, além de 899 tripulantes. A história real do Titanic diz que tudo correu bem durante os três dias sequentes ao embarque, na noite do dia 14 de abril, um domingo, o oceano estava calmo, mas com um frio congelante. Horas antes, quando ainda o dia estava claro, os controladores de rádio haviam recebido uma mensagem que dava conta de icebergs no caminho do transatlântico.

Conta a história real do Titanic que, por volta das 23h40, foi avistado o iceberg, bem na rota da embarcação. Poucos instantes depois, testemunhas dizem que exatos 47 segundos, ocorreu o choque com o lado direito do navio. Com o dilaceramento dos rebites e quebra das comportas, cerca de vinte minutos depois da batida, a grande quantidade de entrada de água fez a proa começar a inclinar.

A história real do Titanic conta que, cerca de 2 horas e dez minutos depois da batida, foram emitidos os primeiros sinais de pedidos de socorro e lançados ao mar os primeiros botes salva-vidas. A história do Titanic dá conta que vários barcos e navios responderam aos pedidos de socorro, mas a maioria estava muito longe, o mais perto era o navio Carpathia, a 93 quilômetros de distância, cerca de quatro horas.

No mesmo horário, passageiros da primeira e segunda classes foram acordados e orientados a colocarem sus boias salva-vidas e subirem até o piso onde se encontravam os botes. Enquanto isso os ocupantes da terceira classe, não sabiam do que ocorria e, ouvindo gritaria e tensão nos funcionários promoveram corre-corre e tentavam a todo instante uma maneira de chegar ao segundo piso. A história do Titanic se equipara com o filme na parte em que mulheres e crianças foram as primeiras a lotar os poucos barcos que existiam para auxílio em casos de emergência. Mesmo com um número de botes menor que o necessário, os primeiros saíram do local do naufrágio sem a capacidade máxima. Quando a água já estava acima do nome Titanic, pintado na lateral do navio, foram abertos os portões da terceira classe, sendo que nesse momento apenas dois botes estavam disponíveis.

Representação do Titanic

 

A história do Titanic contabiliza 1.517 mortos, ou 68% dos passageiros a bordo. Dos mortos, 130 estavam na primeira classe, 166 na segunda, 536 na terceira e mais 685 tripulantes.

A história real do Titanic ainda revela a chegada do navio Carpathia por volta das 4h10 do dia 15 de abril. Os sobreviventes resgatados, cerca de 700 foram levados até Nova York. A história do Titanic é algo presente na memória dos americanos, conhecida por seu patriotismo. Até hoje, há uma estátua em Washington, capital americana, em homenagens ao tripulantes do navio.

Filme Titanic (1997)

Sinopse Titanic: Em uma mesa de jogo, um jovem ganha uma passagem para o grande Titanic, o maior transatlântico da história, quando chega ao navio descobre um grande amor, a também jovem Rose Bukater, uma bela moça, noiva de um homem rico e ganancioso, durante a viagem eles vivem um amor proibido, que duraria uma vida inteira após aquela trágica viagem.

Este grande clássico com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet representou o drama vivido na verdadeira história do Titanic, sendo o segundo filme com maior bilheteria da história.

Filme Titanic 1997

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

a-chegada2

A Chegada: filme sobre aliens deixa lições para os humanos

É curioso que um dos sons mais agoniantes seja o do silêncio. Simon & Garfunkel já …

2 Comentários

  1. Concerteza, o filme é excelente, por mais que tenha mudanças do que de fato foi real

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *