Trilha sonora Ninfomaníaca

Muitos filmes polêmicos foram lançados nos últimos anos em cinemas de todo o mundo. Os motivos são os mais variados, indo de questões políticas, étnicas e culturais. Mas com certeza, a grande maioria esbarra no mesmo tema: sexo.

E esse é o tema central do mais novo filme do não menos polemico diretor Lars von Trier. Esse filme tem o titulo sugestivo de Ninfomaníaca, e é estrelado por Charlotte Gainsbourg.

E é a atriz que contribui de modo inusitado para a trilha sonora do filme, cantando um verdadeiro clássico do rock, a música “Hey Joe”, do lendário guitarrista Jimi Hendrix.

Uma referencia ao nome

A alusão feita por Lars von Trier nessa ação tem relação com o fato de que a personagem principal do longa, interpretada por Charlotte, também se chamar Joe.

A produção da inusitada versão feita exclusivamente para a trilha sonora do filme Ninfomaníaca ficou por conta do talentoso cantor Beck, famoso por ser muito inventivo em seus trabalhos próprios, e também quando produz trabalhos para outros artistas.

Ele já havia trabalhado com Charlotte Gainsbourg, que também é cantora, em outras duas oportunidades, nos álbuns IRM e Stage Whisper.

ninfomaniaca

Além das polêmicas – trilha sonora

Para além das polêmicas, a trilha sonora de Ninfomaníaca apresenta também uma sinfonia extremamente sombria de Bach, que já ficou popular por aparecer em alguns teasers que foram divulgados no final do ano passado para divulgar o filme.

Mas para ir além das polêmicas, o novo filme de Lars von Trier precisaria não apresentar tantos ingredientes considerados polêmicos.

A protagonista cantando uma versão extremamente sensual de um clássico do rock dos anos 1970, nem é das coisas mais polêmicas que o filme apresenta para chocar o público.

As cenas de sexo explícito permeiam a trama, que gira em torno de uma mulher e de suas memórias de um passado nem tão glorioso assim, que a coloca em posição de realizar uma grande autocrítica de sua existência.

Mas o filme, no final das contas, choca não apenas pelas cenas de sexo que aparecem a cada cinco minutos na tela. Ele choca também por ser um retrato existencial da degradação humana em seu estado mais bruto.

Músicas Ninfomaníaca

Confira as faixas da trilha sonora de Ninfomaníaca:

1 – Fuhre Mich – Rammstein
2 – Waltz No. 2 – Russian State Symphony Orchestra
3 – Carnival of the Animals: The Swan (Le Cygne) – Slovak Radio Symphony Orchestra
4 – Born To Be Wild – Steppenwolf
5 – Mass Hodie Christus Natus Est: Kyrie – Schola Cantorum of Oxford
6 – Sonata for Violin and Piano in A Major – Henrik Dam Thomsen e Ulrich Staerk
7 – The Little Organ Book: Ich Ruf Zu Dir, Herr Jesu Christ – Mads Hock

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

stranger-things

Stranger Things – Trilha sonora, nostalgia e referências

Stranger Things é a grande sensação do serviço de streaming Netflix. O sucesso do seriado, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *