Top Gun: Ases Indomáveis – Um clássico da sessão da tarde

Top Gun: Ases Indomáveis é um filme estadunidense do gênero ação lançado em 1986 dirigido por Tony Scott e estrelado por Tom Cruise. O filme é considerado um dos clássicos dos anos 80, levando este selo em várias edições lançadas em DVD. Entrou para a grade de programação da Rede Globo no final da década de 80, e assim sendo exibido pelo resto dos anos 90. Originou uma paródia em 1991 chamada Top Gang: Ases Muito Loucos, que também foi reprisada com frequência na sessão da tarde e em breve terá um artigo aqui no Música e Cinema.

Frente da capa de Edição Especial
Frente da capa de Edição Especial

Top Gun: Ases Indomáveis (Top Gun) – 1986

Sinopse: Maverick (Tom Cruise) é um jovem piloto de jato que voa mais por instinto do que por regras. Ele e seu amigo Goose (Anthony Edwards) são enviados à Top Gun, o local de treinamento da elite da Marinha para os melhores pilotos de jatos de combate do mundo. Maverick terá que superar seus próprios traumas para vencer num mundo em que não há lugar para segundo colocado.

Elenco Principal:

Tom Cruise como Maverick
Kelly McGillis como Charlie
Val Kilmer como Ice Man
Anthony Edwards como Goose
Tom Skerritt como Viper
Michael Ironside como Jester
John Stockwell como Cougar
Barry Tubb como Wolfman
Rick Rossovich como Slider
Tim Robbins como Merlin
Clarence Gilyard Jr. como Sundown
Whip Hubley como Hollywood
James Tolkan como Stinger
Meg Ryan como Carol
Adrian Pasdar como Chipper

Assim como outros clássicos da sessão da tarde, este aqui foi perdendo espaço na emissora no início dos anos 2000, para dar espaço a filmes novos. Não me recordo da última vez que o vi sendo reprisado na Rede Globo. Top Gun é um dos melhores filmes de ação já feitos, com incríveis cenas de voo, levando em consideração a época em que foi filmado, com um elenco razoável e uma história pra lá de eletrizante.

top gun foto
Tom Cruise

Dublagem no Brasil

Recebeu duas dublagens no Brasil, não me recordo se este filme saiu apenas legendado em VHS, mas recebeu uma dublagem carioca feita pelo extinto estúdio Telecine, dublagem esta considerada clássica e feita para a Rede Globo, onde Tom Cruise recebeu a voz de Hélio Ribeiro. A redublagem feita para o lançamento em DVD foi feito pelo também extinto estúdio Álamo, e nesta Tom Cruise tem a voz de Alexandre Marconatto.

Inspiração para o roteiro e influência no recrutamento militar

O roteiro de Top Gun foi inspirado em um artigo chamado “Top Guns” de Ehud Yonay em 1983 para a revista California, o artigo descrevia detalhadamente as atividades dos pilotos de caça da Naval Air Station Miramar, situado em San Diego e auto-apelidado de “Fightertown EUA“.

Segundo o produtor John Davis, Top Gun contribuiu para que muitos jovens se alistassem na Marinha com o intuito de se tornar piloto de jatos de combate. Estes viam o filme e pensavam “Uau, eu quero ser um piloto”.

Aeronaves presentes nas filmagens

A Marinha estadunidense disponibilizou várias aeronaves e navios para as gravações do filme, sendo que muitas das cenas em que vemos os atores pilotando as aeronaves são reais. Segundo o site Jalopnik Brasil, as aeronaves presentes no filme são as seguintes: F-14 Tomcat, A-4 Skyhawk e F-5 Tiger (no filme, esta aeronave tem o nome fictício de MiG-28, e que também foi foi pilotada no autêntico programa Top Gun).
Porta-aviões como o Enterprise (CVN-65) e USS Rangers (CV-61) foram usados para as gravações do filme mostrando aviões F-14 dos esquadrões VF-114 Aardvarks e VF-213 Preto Lions. Muitas das sequências de voo foram gravadas no centro de treinamento NAS Fallon , no estado de Nevada.

Um F-14 Tomcat
Um jato  F-14 Tomcat

A crítica de Quentin Tarantino sobre Top Gun

Quentin Tarantino define o filme como gay, para ele, Top Gun mostra que Maverick (personagem de Tom Cruise) tem uma tendência para o homossexualismo e que este tem uma atração por seu rival, Ice Man (personagem de Val Kilmer). Para defender sua tese, Tarantino também usa o fato de ter apenas uma mulher no filme, homens dividindo o banheiro quase que o tempo todo e uma fala de Ice Man para Maverick que dizia “Pode ser meu parceiro quando quiser“.

Quentin Tarantino
Quentin Tarantino

 

Cena do filme
Cena do filme

 

Na foto, o par romântico do filme, Tom Cruise e Kelly McGillis
Na foto, o par romântico do filme, Tom Cruise e Kelly McGillis

Trilha Sonora

Top Gun tem uma das melhores e mais famosa trilha sonora, lançada no mesmo ano do filme. Em 1999 foi relançada com mais 5 músicas incluídas, em 2006,na edição deluxe foram adicionadas mais 5 músicas totalizando 20 faixas, pois a versão original incluía apenas 10. Take My Breath Away, da banda americana Berlin, é a música tema do filme e uma das que mais fez sucesso nos anos 80. Foi o primeiro single do filme a ser lançado e o clipe da canção apresenta cenas do longa.

Abaixo, a lista de musicas da trilha:
1 – Danger Zone – Kenny Loggins
2 – Mighty Wings – Cheap Trick
3 – Playing with the Boys – Kenny Loggins
4 – Lead Me On – Teena Marie
5 – Take My Breath Away – Berlim
6 – Hot Summer Nights – Miami Sound Machine
7 – Heaven in Your Eyes – Loverboy
8 – Through the Fire – Larry Greene
9 – Destination Unknown – Marietta
10 – Top Gun Anthem – Harold Faltermeyer & Steve Stevens

Adicionadas na edição de 1999

11 – (Sittin’ on) the Dock of the Bay – Otis Redding
12 – Memories – Harold Faltermeyer
13 Great Balls of Fire (Original Version) – Jerry Lee Lewis
14 – You’ve Lost That Lovin’ Feelin’ – The Righteous Brothers
15 – Playing with the Boys (12 Version) – Kenny Loggins

Adicionadas na edição de 2006

16 – Can’t Fight This Feeling – REO Speedwagon
17 – Broken Wings – Mr. Mister
18 – The Final Countdown – Europe
19 – Nothing’s Gonna Stop Us Now – Starship
20 – The Power of Love – Jennifer Rush

LP da 1° edição da trilha sonora
LP da 1° edição da trilha sonora

O filme teve um orçamento de US$ 15 milhões de dólares, e estreou em maio de 1986 nos Estados Unidos arrecadando em seu primeiro final de semana US$ 8 milhões de dólares. Mundialmente arrecadou aproximadamente 354 milhões de dólares. No Rotten Tomatoes o filme tem uma aprovação de 55% e se tornou uma das maiores bilheterias de 1986, além de ter ganhado vários prêmios como Melhor Canção Original no Golden Globe Awards, Melhor Trilha Sonora no Brit Awards, Melhor Música – Canção Original no Academy Awards entre outros prêmios.

Trailer de Top Gun: Ases Indomáveis

Clipe da Música Take my Breath Away

Leia também:

Sobre Jackson Tavares

Admirador do cinema, aprecia todos os gêneros cinematográficos com objetivo de levar ao leitor o que há de melhor do assunto.

Veja Também!

a-chegada2

A Chegada: filme sobre aliens deixa lições para os humanos

É curioso que um dos sons mais agoniantes seja o do silêncio. Simon & Garfunkel já …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *