Superman: Um dos maiores heróis do Cinema

Superman ou Super-Homem é sem dúvida um dos maiores heróis da história, criado pelos autores Joe Shuster e Jerry Siegel, teve sua primeira aparição no ano de 1938 na revista Action Comics #1. Em 1939 sua primeira revista foi lançada com o título Superman #1 e foi um sucesso de vendas, nos anos seguintes fez inúmeras aparições em revistas. A personalidade, assim como a origem do Superman foram alteradas ao longo dos anos, na década de 40 o herói desenvolveu a habilidade de voar e em 1949 descobriria a origem de Krypton. Os vilões também foram desenvolvidos ao lngo dos anos 40, o Ultra-Humanóide foi o primeiro super-vilão que Superman teve de enfrentar, posteriormente viriam Lex Luthor e Brainiac. Passou por mais alterações nos anos 80, época em que o desenho animado Super Amigos (com destaque dos heróis Superman, Batman & Robin, Mulher Maravilha, Lanterna Verde e Super Gêmeos) fazia sucesso assim como o desnho Superman (lançado no ano de 1988). No final dos anos 90 surgiu o desenho Superman: The Animated Series, que foi um sucesso entre os fãs do herói e um dos que ele mais se envolveu com o Universo DC. Em 2001 saiu a série Smallville: As Aventuras do Superboy onde narra da adolescência até a idade adulta de Superman.

superman 02

Anos 90: A Morte do Superman

No início dos anos 90, uma revista em quadrinhos foi lançado com o título “A Morte do Superman” onde o herói enfrentaria um monstro chamado Apocalypse, e como campo de batalha a cidade de Metrópolis. No final de tudo, Superman e Apocalypse morrem durante a batalha.
O lançamento da revista foi uma febre tendo a mídia americana e mundial cobrindo o lançamento.

Superman: O filme (Superman: The Movie) – 1978

Em 1978 saiu o primeiro filme do Superman entitulado, Superman: O Filme. O herói foi interpretado pelo ator Christopher Reeve. Foi um grande sucesso de bilheteria e recebeu críticas positivas.

Sinopse: Jor-El (Marlon Brando), um renomado cientista, prevê a destruição do seu planeta e alerta o governo, que não lhe dá credito. Assim, decide salvar seu filho, mandando-o para a Terra, onde terá superpoderes. Na Terra, ele usa o nome de Clark Kent (Christopher Reeve) e já adulto e trabalhando como repórter em um jornal, não demonstra ter superpoderes. Mas quando uma situação inesperada põe em risco a vida de Lois Lane (Margot Kidder), uma colega de trabalho, ele obrigado a se revelar para o público, ficando conhecido popularmente como Superman. Descontente com o surgimento de um super-herói na cidade, Lex Luthor (Gene Hackman), um gênio do mal, o obriga a se desdobrar para evitar a morte de milhões de pessoas.

O filme gerou mais três sequências: Superman II, Superman III e Superman IV, ambos lançados nos anos 80.

Infelizmente o ator Christopher Reeve, sofreu um acidente em maio de 1995, ele caiu de um cavalo e a queda o deixou tetraplégico. Em 2004 o ator faleceu vítima de um infarto causado por uma infecção. Após o acidente, Christopher se dedicou a pesquisas com células-tronco e criou a Christopher Reeve Paralysis Foundation.

(1952-2004) no poster do filme de Superman (1978)
Christopher Reeve (1952-2004) no poster do filme de Superman (1978)

Superman O Retorno (Superman Returns) – 2006

Superman O Retorno foi uma tentativa de trazer de volta o legado do Homem de Aço às telinhas sendo que este é uma continuação do filme de 1978 e ignora as três sequências lançadas. A tentativa funcionou muito bem, o filme foi um sucesso de público e de críticas e arrecadou US$ 391 milhões de dólares em todo o mundo.

Sinopse: Após alguns anos de um misterioso desaparecimento, Superman (Brandon Routh) retorna ao planeta Terra. Porém a situação em Metrópolis está bastante mudada desde que o Homem de Aço deixou o planeta, pois a cidade se acostumou a viver sem ele. Além disto Lois Lane (Kate Bosworth), sua grande paixão, seguiu sua vida após o sumiço do herói. Ao mesmo tempo em que precisa se adaptar à nova realidade, Superman precisa enfrentar um antigo inimigo, que planeja um meio de acabar com ele de uma vez por todas.

Poster de Superman Returns, como Superman o ator Brandon Routh
Poster de Superman Returns, como Superman o ator Brandon Routh

O Homem de Aço (Man of Steel) – 2013

É um reboot ou seja um relaçamento da história preservando seus elementos mais importantes, foi lançado aqui no Brasil no dia 12 de julho, um mês depois do que era previsto. O ator Brandon Routh não retornou como Superman neste filme, o papel ficou com Henry Cavill.

Sinopse: Nascido em Krypton, o pequeno Kal-El viveu pouco tempo em seu planeta natal. Percebendo que o planeta estava prestes a entrar em colapso, seu pai (Russell Crowe) o envia ainda bebê em uma nave espacial, rumo ao planeta Terra, e levando com ele importantes informações de seu povo. Contrariado com tal atitude, o General Zod (Michael Shannon) tenta impedir a iniciativa e acaba preso. Já em seu novo lar, a criança foi criada por Jonathan (Kevin Costner) e Martha Kent (Diane Lane), que passaram a chamá-lo de Clark. O tempo passa, seus poderes vão aparecendo e se tornando, de certa forma, um problema, porque isso evidencia que ele não é um ser humano. Já adulto, Clark (Henry Cavill) se vê obrigado a buscar um certo isolamento porque não consegue resistir aos salvamentos das pessoas e sempre precisa sumir do mapa para não criar problemas para seus pais. Mas o terrível Zod conseguiu se libertar e descobriu seu paradeiro. Agora, a humanidade corre perigo e talvez tenha chegado a hora das pessoas conhecerem aqueles que passarão a chama de o Super-Homem.

o homem de aço
Poster de O Homem de Aço, como Superman o ator Henry Cavill

Superman se tornou um ícone da cultura ocidental sendo um dos heróis mais populares do mundo junto de Batman e Homem-Aranha, Superman foi motivo de disputa judicial entre as famílias dos criadores Joe Shuster e Jerry Siegel contra a Warner Brós.

Sobre Jackson Tavares

Admirador do cinema, aprecia todos os gêneros cinematográficos com objetivo de levar ao leitor o que há de melhor do assunto.

Veja Também!

a-chegada2

A Chegada: filme sobre aliens deixa lições para os humanos

É curioso que um dos sons mais agoniantes seja o do silêncio. Simon & Garfunkel já …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *