R.E.M: Shiny Happy People, clipe e história da música

Shiny Happy People é uma das mais famosas musicas do grupo de rock alternativo R.E.M, lançada em 1991 junto ao álbum Out of Time logo já despontou como uma das melhores do álbum e juntamente com Losing My Religion fez sucesso internacional, estando frequentemente presente nos shows da banda.

História da música Shine Happy People

É um música que tem um sentido político que vai muito além de musical, entra em questões sociais, uma grande crítica a injustiça e a barbáries que acontecem até hoje, sendo considerada junto com o trabalho da banda num todo como um serviço para a humanidade.

“Shiny Happy People” é uma música da banda R.E.M.. A música pode ser ouvida no álbum de estúdio lançado em 1991, Out of Time e foi lançada como single no mesmo ano. A música tem como participação especial no backing vocal a cantora Kate Pierson, da banda The B-52’s que também apareceu no video-clipe da música.

A música ficou em 10º lugar no Top 100 dos Estados Unidos. No Reino Unido, a música ficou em 6º lugar nas paradas.

A música foi gravada no outono de 1990, sendo lançada em Maio de 1991 no Reino Unido e nos Estados Unidos, em Setembro de 1991.

Em sua letra estaria uma irônica referência a texto insolentemente traduzido a partir de propaganda chinesa que fazia considerações sobre o chamado massacre da Praça da Paz Celestial, evento trágico ocorrido, na China, dois anos antes que a canção foi gravada. O texto aparentemente relata como a política seria controlada pelos têm marionetes em posições de poder, e não por estudantes revoltados, idealistas e infelizes, no chão da Praça da Paz Celestial. A idéia é que a propaganda é frequentemente utilizada para encobrir fraquezas crônicas do sistema político. A música é tocada de forma zombadora no sentido de encorajar candidatos políticos desconhecidos a serem otimistas mesmo diante de um cenário totalmente adverso. (Wikipédia)

Sobre R.E.M

R.E.M foi uma banda de rock alternativo que fez muito sucesso nos anos 80, com letras fortes e tocantes o trabalho da banda é considerado um serviço a humanidade.

Teve início em 1980, com Michael Stipe (vocalista) de personalidade peculiar, bissexual e muito polemico, Peter Buck (guitarra) autor de grandes e belos solos, Mike Mills (baixo) com muito entrosamento com o restante da banda e presença de palco e Bill Berry (bateria).

Seu nome é em referência “Rapid Eye Movement” que significa movimento rápido dos olhos, seu primeiro álbum chamado Murmur é lançado em 1983 que fez um grande sucesso e levou o R.E.M para novas terras.

Após isso lançaram Reckoning e Fables of the Reconstruction, mas o sucesso mesmo veio com o quarto disco, Lifes Rich Pageant, com hits como Fall on Me, com o álbum seguinte ganham o disco de platina, principalmente pela música The One I Love.

Com o álbum Green (sexto da banda) consegue um contrato com a Warner e começam a figurar entre as melhores bandas americanas daquele tempo.

Após isso uma pausa foi feita e ai sim a banda voltou contudo, lançando o Out of Time, álbum com os maiores sucessos, contendo Losing My Religion e Shine Happy People, levando a banda a três grammy awards e seis MTV Video Music Awards.

Após o sucesso absoluto vem o oitavo álbum, o Automatic fot the People, que trouxe mais dois sucessos, Everybody Hurts (uma das músicas mais tristes da história) e Man on the Moon.

Lançaram mais alguns álbuns, com os últimos sendo Accelerate (2008) e Collapse Into Now (2010), porem em 2011 decidiram encerrar as atividades da banda, lançando uma nota no seu site oficial: Aos nossos fãs e amigos: como R.E.M., e como grandes amigos e colaboradores, decidimos nos separar como banda. Nós nos despedimos com um grande sentimento de gratidão, completude e orgulho de tudo que conquistamos. A qualquer pessoa que se sentiu tocada pela nossa músicas, nossos maiores agradecimentos por ouvir.

Shiny Happy People - R.E.M

Letra original Shiny Happy People

Vamos aprender a cantar em inglês em Shiny Happy People?

Shiny Happy People

Meet me in the crowd
People, people
Throw your love around
Love me, love me
Take it into town
Happy, happy
Put it in the ground
Where the flowers grow
Gold and silver shine
Shiny happy people holding hands
Shiny happy people laughing
Everyone around
Love them, love them
Put it in your hands
Take care, take care
There’s no time to cry
Happy, happy
Put it in your heart
Where tomorrow shines
Gold and silver shine
Shiny happy people holding hands
Shiny happy people laughing
Whoa, here we go
Shiny happy people holding hands
Shiny happy people laughing

Letra traduzida

Vamos entender o que está sendo cantado?

Pessoas Muito Felizes

Encontrem-me na multidão.
Pessoas, pessoas
Espalhem seu amor por aí.
Me amem, me amem,
Levem-no para a cidade.
Felizes, felizes,
Coloquem-no no chão,
Onde as flores brotam,
Ouro e prata reluzem
Pessoas ilustres e felizes dando as mãos,
Pessoas ilustres e felizes rindo
Todos em volta
Ame-os,ame-os
Coloque-o nas maõs
Cuidem-se, cuidem-se
Não há tempo para chorar
Feliz, feliz
Coloque-o no coração
Onde o amanhã brilha
Ouro e prata reluzente
Pessoas ilustres e felizes dando as mãos,
Pessoas ilustres e felizes rindo
Whoa, aqui vamos nós
Pessoas ilustres e felizes dando as mãos,
Pessoas ilustres e felizes rindo
(Crédito da tradução: Letras.mus.br)

Clipe de Shiny Happy People

Confira o clipe oficial da música Shiny Happy People e não esqueça de comentar.

Sobre Leonardo Caprara

Veja Também!

Capa do novo álbum "The American Dream Died"

Agnostic Front: a morte do sonho americano

Existem bandas que já nascem clássicas. Desde sua origem já possuem “certificado de garantia” e, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *