Heavy Metal

Jeff Hanneman: o adeus do mestre dos riffs

LEICESTERSHIRE, ENGLAND - JUNE 12: Jeff Hanneman of Slayer performs on stage on at the third and final day of this year's Download Festival at Donington Park, Castle Donington on June 12, 2005 in Leicestershire, England. The annual rock festival features over 90 acts on three stages over three days. (Photo by Jo Hale/Getty Images)

Se eu pedisse para cinco leitores do Música e Cinema listarem cinco de suas bandas preferidas de Thrash Metal, obviamente, teríamos cinco listas distintas, mas certamente uma unanimidade em todas elas: Slayer. O quarteto californiano formado em 81 é o marco zero do verdadeiro Thrash de raiz, aquele com influência maléfica herdada de Venom e Possessed. O Slayer é para …

Read More »

Ecliptyka: conquistando terreno

2

Novas bandas surgem a todo o momento na cena musical. Muitas são de qualidade duvidosa, outras nasceram para brilhar. Felizmente o Ecliptyka faz parte do segundo grupo. Uma banda ainda jovem, com apenas dois álbuns lançados, mas que já demonstra uma qualidade e profissionalismo de fazer inveja a muita banda veterana por aí.          Lançando seu segundo e mais recente …

Read More »

Rick Chain: versatilidade lusitana

Rick Chain (foto de Claudia Teixeira)

Ricardo Corrêa, ou mais conhecido por Rick Chain, certamente é um dos músicos mais prolíficos e atuantes da cena Metal de Portugal. Instrumentista competente, compositor e também produtor, o cara mantém na ativa algumas das melhores bandas do underground lusitano, entre elas o Grindcore alucinante do Besta, o Crust metálico do We Are the Damned, e a mais recente, a …

Read More »

Opressor: Uganga lança seu novo álbum

Capa de "Opressor"

No último dia 10/11/14, a produtora Som do Darma e o Uganga convidaram toda a imprensa para o lançamento de seu mais novo álbum, Opressor. Em um concorrido coquetel realizado em uma conhecida casa noturna de São Paulo, a banda divulgou seu mais novo clipe da música Casa, e ainda fomos agraciados com a audição do álbum completo em primeira …

Read More »

Cinco capas de disco que vieram pra chocar – parte II

Introdução:              Após o estrondoso sucesso da primeira parte (até parece), me senti na obrigação de presentear o nobre leitor do Música e Cinema com a segunda parte de Cinco Capas de Disco que vieram para Chocar, afinal, o que mais tem nesse mundo é capa de disco brutal. Dá pra fazer mais umas dez …

Read More »

Cinco capas de disco que vieram pra chocar

ZZO.TI

Introdução:              Desde seu surgimento na longínqua década de 50, o Rock’n’Roll surgiu para abalar as estruturas da sociedade moderna. De forte caráter contestador, surgiu da união do Blues, do Country, e algo de música negra americana, gerando uma sonoridade forte e contagiante. Elvis Presley, quando apareceu rebolando igual uma lagarta epilética (o que lhe …

Read More »

Killer be Killed: o novo ato de Max Cavalera

Killer be Killed (da esq. pra dir.): Dave Elitch (bateria), Max Cavalera (vocal e guitarra), Greg Puciato (vocal e guitarra) e Troy Sanders (baixo e vocal)

Introdução:             O novo projeto de Max Cavalera vem chamando a atenção dos fãs pelo mundo afora. Formado por músicos bastante conhecidos no meio, o Killer be Killed acaba de finalizar seu primeiro registro auto-intitulado.             Contando com uma sonoridade moderna e pesada, Max e seus companheiros mostram a que vieram em onze composições recheadas …

Read More »

Pantera: duas décadas de Far Beyond Driven

Capa de "Far Beyond Driven"

No ano de 1994, o Grunge ainda estava em voga. O estilo que surgiu no final da década de 80 e causou um verdadeiro furor na cena musical ainda tinha uma legião de fãs fiéis; sendo assim, os subgêneros mais extremos – o Thrash entre eles -, davam sinais de cansaço; todavia, havia uma banda que, demonstrando que a maioria …

Read More »

Nervosa: as mais Thrash do mundo!

Nervosa (da esq. pra dir.): Pitchu Ferraz (bateria), Prika Amaral (guitarra) e Fernanda Lira (baixo e vocal)

            O momento é muito favorável para a Nervosa, afinal, acabaram de lançar o espetacular Victim of Yorself; um trabalho excepcional, onde as mocinhas resgatam todo o ódio e agressividade do Thrash Metal clássico. Aqui não há espaço para modismos ou tendências afrescalhadas, é só o bom e velho som pesado que tanto adoramos.             …

Read More »

Gstruds: tiazona Thrash e seu legado.

Hilária arte da capa de "Only tia Gertruds is Real".

Os cearenses do Gstruds já estão na luta há muitos anos – praticamente duas décadas – porém, somente no ano passado, lançaram seu debut. Com o curioso título de Only tia Gertrudes is Real e contando com um Thrash Metal visceral, bem executado e produzido, somado a letras de forte cunho político, social e cultural, mas com uma veia cômica …

Read More »