Ringu: o filme que inspirou o Chamado

O Chamado é um filme conhecido internacionalmente, sendo fixado como um ícone do “terror moderno”, porém o filme que inspirou O Chamado vem de outro continente, trata-se do japonês Ringu, filme que por sua vez foi uma adaptação de livro homônimo, que retrata uma lenda urbana asiática. As diferenças de roteiro dos dois filmes são sutis mas importantes, com Ringu caminhando para um terror mais forte e autêntico e O Chamado como uma correção dos erros e tentativa de adaptação.

Ringu (1998)

Sinopse Ringu: Uma repórter está investigando uma lenda que giram em torno de um vídeo, que quando assistido causa a morte da pessoa em 7 dias, porém após uma morte na sua família que pode ter sido causada pela maldição, ela parte em busca de respostas, numa jornada que pode ser muito dura.

Ringu cartaz

O filme tem um desenvolvimento fantástico, que mostra toda a qualidade de Hideo Nakata como diretor, com cortes bem feitos e sustos bem inseridos em meio a uma temática inteligente, que não busca ser um terror apelativo como muito se vê ultimamente.

Por ter sido o filme que inspirou o Chamado, ganhou grande destaque internacional após o lançamento da versão americana, porém sempre se mostrou superior como obra original, evitando uma superficialidade que pode ser vista em O Chamado.

O filme que inspirou o Chamado

Ringu quando colocado de frente com O Chamado, se mostra superior, em poucos detalhes, mas sim, um filme superior, um filme japonês superando um filme hollywoodiano.

Sadako Ringu

Ringu se aproxima mais de um filme de terror, enquanto O Chamado oscila muito de suspense psicológico e terror apelativo, algo que ficou evidente na tentativa dos idealizadores da versão americana em corrigir alguns erros de Ringu e acrescentar elementos que não estavam na obra original, tornando assim os dois filmes sim, bem diferente (sob uma análise profunda).

Trailer Ringu

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

chamados2

Filmes de terror 2017 – datas e detalhes de 16 lançamentos imperdíveis

O ano de 2016 trouxe algumas novidades interessantes para os fãs de terror, no entanto, …

2 Comentários

  1. Muito boa sua postagem. Fiquei curiosa para ver Ringu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *