O primeiro filme sobre Drácula da história

Nosferatu (1992) é o primeiro filme da história a usar como inspiração o livro Drácula, de Bram Stoker, não usando o nome do famoso vampiro por não ter os direitos liberados pela viúva de Bram Stoker, ainda sim faz um retrato da história do conde Orlok (nome usado no lugar de Drácula).

Nosferatu (1922)

Sinopse Nosferatu: Hutter (Gustav von Wangenheim) é um agente imobiliário que ao viajar até os montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), que na verdade é um vampiro que se muda para Bremen, Alemanha em busca de poder e espalha o terror pela região. A única pessoa que pode reverter essa situação é Ellen (Greta Schroeder) a esposa de Hutter por quem Orlock está atraído.

nosferatu

O filme é um ótimo retrato da época, com grande direção de F. W. Murnau, um alemão conhecido por ser um dos maiores ícones do expressionismo.

Expressionismo Alemão:

Nosferatu é um ícone do expressionismo cinematográfico alemão, considerando que o cinema foi o maior expoente das características expressionistas alemãs, que quebravam um conceito mecânico e burguês do mundo, mostrando mais a visão humana como o centro, com cenários destorcidos, maquiagem gótica e mistério.

Podemos destacar dois filmes do expressionismo alemão, os dois ícones do cinema, Nosferatu e O Gabinete do Dr. Caligari.

Conheça Conde Orlok

O famoso Conde Orlok de Nosferatu é na verdade Max Schreck, um ator alemão, nascido em 1879, fazendo grande sucesso com o papel no filme de Murnau, atuando também no teatro, principalmente na década de 20.

conde orlok

Lenda sobre Max Schreck

Uma grande lenda nasceu sobre Max Schreck, muito se especulou sobre ele ser um verdadeiro vampiro, contratado por Friedrich Wilhelm Murnau para deixar a obra mais realista, seu pagamento seria poder morder uma atriz no final do filme.

Essa história é tão conhecido pelos cinéfilos que virou filme, em 2000 o filme A Sombra do Vampiro mostra os bastidores de Nosferatu, com Murnau tendo de controlar o vampiro Schreck durante as gravações do filme, nesta obra John Malkovich ficou como Murnau e Willem Dafoe como Max Schreck.

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

chamados2

Filmes de terror 2017 – datas e detalhes de 16 lançamentos imperdíveis

O ano de 2016 trouxe algumas novidades interessantes para os fãs de terror, no entanto, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *