Prelúdio para Matar (Profondo Rosso/Deep Red): um clássico Giallo

O filme italiano Prelúdio para Matar é com certeza um dos maiores clássicos do cinema, dirigido pelo genial Dario Argento, o filme é um épico do giallo. com roteiro praticamente impecável e atuações bem coordenadas, esse filme marcou a década de 70 e inspirou muitos trabalhos, como o recente álbum da banda Offal, o Macabre Rampages and Splatter Savages, que presta homenagem ao clássico.

Prelúdio para Matar (Profondo Rosso/Deep Red)

Sinopse: Um ambicioso artista é testemunha de um assassinato, saindo na mídia e despertando a atenção de uma dedicada repórter, que se une ao homem para resolver o caso, porém o assassino não vai parar até que nenhuma testemunha tenha mais vida.

Prelúdio para Matar cartaz

No Brasil chamado de Prelúdio para Matar, originalmente Profondo Rosso (Itália) e Deep Red (EUA) o filme conta com um dos melhores roteiros da carreira de Dario Argento, que pode fazer uma de suas direções mais geniais, fugindo um pouco de características de outros clássicos seus como Suspiria e entrando em um mundo de suspenses psicológicos ao bom e velho estilo italiano giallo.

As atuações dos protagonistas David Hemminhs e Macha Méril são muito boas, conquistando o espectador a cada minuto e colocando você juntamente com eles na tensão de descobrir o mistério de quem é o assassino, em uma obra que pistas são escassas e até o amigo mais próximo passa a ser suspeito.

Cena Profondo Rosso

O que é um filme giallo?

O giallo é a designação dada a um gênero de suspense mesclado com romances policiais surgido na década de 60, que faz referência ao estilo literário e características das revistas pulp da Itália, onde a tradução para giallo significa amarelo, em referência a cor das páginas das revistas.

Grandes clássicos do giallo são “La ragazza che sapeva troppo” de Mario Bava e o próprio Prelúdio para Matar, considerado a ascensão do giallo.

Outras características mais “coloquiais” do giallo são a arquitetura típica italiana, móveis, trilha sonora, figurino e muitos outros detalhes que tornam as produções giallo obras inesquecíveis.

Dario Argento: um gênio

As direções de Dario Argento sempre foram muito famosos no cenário underground, com clássicos como Suspiria (franquia inteira), Inferno e Phenomena, todos posteriores a Profondo Rosso, 0 6 filmes e talvez um dos mais famosos de toda a história do cinema.

Dario Argento - Prelúdio para Matar

As atuações dirigidas por Argento não se tornam caricatas em nenhum momento, tem uma linha constante de investigação que acaba prendendo o espectador além da genial trilha sonora, que faz um acompanhamento perfeito ao desenvolver do filme.

A cenografia e fotografia que acompanham Argento no genial Prelúdio para Matar, são no mínimo esplêndidas e autênticas.

 

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

chamados2

Filmes de terror 2017 – datas e detalhes de 16 lançamentos imperdíveis

O ano de 2016 trouxe algumas novidades interessantes para os fãs de terror, no entanto, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *