Por que os filmes de máfia são os melhores de todos os tempos?

Volta e meia são feitas listas dos melhores filmes de todos os tempos, a BBC, emissora de rádio e televisão do Reino Unido, elegeu, em julho deste ano os 100 melhores filmes americanos de todos os tempos. Tal lista só reforça algo já constatável. Dentre filmes clássicos como Cidadão Kane (1948), 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968) etc, boa parte dos primeiros colocados possui uma temática em comum: a máfia. Com o pomposo segundo lugar se vê O Poderoso Chefão (1972), não menos importante está sua continuação- O Poderoso Chefão – Parte II(1974) em 10º lugar, e em 20º colocado Os Bons Companheiros (1990) de Martin Scorsese.

Dessa feita decidi, listar os seis melhores filmes já feitos sobre a máfia e que, de fato, merecem o título de melhores filmes de todos os tempos.

O Poderoso Chefão (1972) – Francis Ford Coppola

Apesar do clichê, não restam dúvidas de que esta é a obra prima do gênero. Adaptação de livro homônimo de Mário Puzo, o filme serve de palco para a incrível atuação de Marlon Brando no papel de Vito Corleone, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator no ano.

o poderoso chefaoEra Uma Vez Na América (1984) – Sérgio Leone

Se o primeiro colocado não fugiu do clichê, a segunda posição pode até surpreender. Não fosse sua conturbada e polêmica produção, este filme perderia figurar na 1ª posição desta lista. Com os atores mais cobiçados da época: Robert DeNiro, James Whoods, Joe Pesci etc, e a direção do cultuado Sergio Leone, responsável por memoráveis westerns spagetti como Três Homens em Conflito (1966) e Era Uma Vez no Oeste (1968), o filme narra a saga do crime organizado em Nova York. Destaque para passagem de tempo com a incrível montagem da trilha sonora de Ennio Morricone e Yesterday, dos Beatles:

O Poderoso Chefão – Parte II (1974) – Francis Ford Coppola

Com um estilo narrativo inovador para a época, Coppola volta ao universo da máfia siciliana nos EUA, contando uma história de origem que todos queriam saber, a de Vito Corleone, agora em uma versão mais jovem interpretado por Robert DeNiro, ao mesmo passo que conta a consagração de Al Pacino para o personagem título, de vez, demonstrando incomparável frieza e estratégia.

o poderoso chefao 2Os Bons Companheiros (1990) – Martin Scorsese

Este filme consagra um dos maiores diretores da atualidade: Martin Scorsese. Mais uma história de formação que acompanha o personagem de Ray Liotta na máfia. Um show de atuações com Robert DeNiro e Joe Pesci.

Cassino (1995) – Martin Scorsese

Não há dúvidas de que Robert DeNiro é o “homem da máfia”. Trocadilhos a parte, o destaque corre nesta película pela excelente atuação de seu inseparável parceiro Joe Pesci e Sharon Stone. A trilha sonora é a cereja do bolo, que vai de Rolling Stones à música clássica, incrementando um incrível enredo de disputa entre amigos de infância em Las Vegas e um final nada convencional.

Scarface (1983) – Brian De Palma

Se em O Poderoso Chefão – Parte II Al Pacino mostrou toda a frieza necessária ao personagem, aqui ele faz o inverso com um cubano tempestivo, que sonha em ter o mundo ao seu alcance dominando o tráfico em Miami, EUA. O filme é, na verdade, um remake de Scarface – A Vergonha de uma Nação (1932), que foca na história do chefe do crime em Chicago Al Capone, e ainda hoje rende novas produções, com um novo remake previsto para os próximos anos.

Para finalizar, segue algumas sugestões para maior familiarização com o gênero: O Poderoso Chefão – Parte III (1990), O Gângster (2007), Os Infiltrados (2006), Os Intocáveis (1987) e Estrada Para a Perdição (2002).

scarface

Sobre Ulysses Neto II

Advogado, cinéfilo e aficionado por livros e rock nacional.

Veja Também!

a-chegada2

A Chegada: filme sobre aliens deixa lições para os humanos

É curioso que um dos sons mais agoniantes seja o do silêncio. Simon & Garfunkel já …

One comment

  1. Bons Companheiros, assisti umas 10.000 vezes perfeito !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *