Pânico na Floresta: Um filme grotesco

Pânico na Floresta é um filme de terror teuto-estadunidense do ano de 2003. Apesar do filme se passar  em West de Virginia, o filme foi rodado em Ontario no Canadá. Foi escrito por Alan B. McElroy, dirigido por Rob Schmidt e estrelado por Desmond Harrington e Eliza Dushku. Foi seguido por mais 4 filmes.

Pânico na Floresta (Wrong Turn) – 2003

Sinopse: Chris está a caminho de uma entrevista há três horas de viagem quando um acidente paralisa a rodovia. Para não se atrasar, ele pega a estrada alternativa que corta a montanha. Porém, alguns quilômetros à frente, Chris bate seu carro numa van quebrada no meio da estrada. Enquanto dois dos cinco ocupantes da van ficam com os carros, Chris, Jessie, Scott e Carly embrenham-se na desértica floresta em busca de ajuda, antes que anoiteça. Numa rústica e fétida cabana, eles entram para procurar um telefone, mas, tudo o que encontram são evidências aterradoras de que a estrada é uma armadilha mortal para turistas desavisados. A partir daí, o grupo desesperadamente corre em direção às matas para escapar das mãos cruéis das horripilantes criaturas da montanha.

panico na floresta capa

Stan Winston, produtor e responsável pelos efeitos, declarou que Pânico na Floresta foi feito para assustar de verdade as pessoas, depois que fizeram o filme Tubarão (1975) as pessoas tiveram medo de entrar na água, portanto, Pânico na Floresta faria com que as pessoas tivessem medo de acampar. Sua missão era surgir com criaturas que fossem memoráveis, e para isso, ele tinha que deixá-los o mais horrível possível. O cenário que envolvia a casa onde as criaturas moravam teria que ser extremamente bizarro, algo que chocasse o público.

panico na floresta cena

As sequências de Pânico na Floresta até que são satisfatórias, não deixam a desejar, mas nenhuma delas possui o terror que o filme original passa. O primeiro tem uma pitada de mistério, deixando o público curioso e amedrontado, fazendo com que queiram mais, ou desligue a TV de medo.

Quanto a base do filme, a equipe responsável por Pânico na Floresta teve uma ideia genial montando o roteiro em cima de uma floresta que parece não ter o olhar das autoridades há anos, onde viajantes desavisados encontram seu fim trágico. Um lugar esquecido há muito tempo, onde não há fauna e nenhuma moradia. Isso tudo foi o suficiente para fazer um verdadeiro filme de terror sem clichê, com uma história que realmente valha a pena. No início dos anos 2000, o gênero terror já apresentava uma certa decadência. Hoje se vê muita porcaria sendo lançada, como remakes desnecessários, reinício de franquias e filmes com histórias medíocres, como se a criatividade dos cineastas estivesse se esgotando.

Francine Morta.
Francine Morta.

Floresta do Mal e Pânico na Floresta 2: Qual a verdadeira sequência?

No ano de 2007, a PlayArte, distribuidora responsável por Pânico na Floresta, lançou diretamente em DVD o filme Pânico na Floresta 2. Os fãs imediatamente procuraram a sequência tão esperada e se depararam com uma surpresa. Pânico na Floresta 2 não era a verdadeira sequência de Pânico na Floresta que tem seu título original como Wrong Turn, já Pânico na Floresta 2 apresentava título original de Timber Falls, um filme com nenhuma ligação com Wrong Turn. Apesar do meu enorme respeito para com a PlayArte, pois eu a considero uma das melhores empresas de home vídeo do Brasil, acredito que ela cometeu um erro gigantesco dando o título de Pânico na Floresta 2 para Timber Falls,  pois no mesmo ano a verdadeira sequência de Wrong Turn foi lançada, confundindo a cabeça dos fãs que tiveram dificuldades para distinguir os filmes. A 20th Century Fox, responsável pela distribuição nos EUA de todos os filmes da franquia, decidiu lançar no Brasil Wrong Turn 2 com o título de Floresta do Mal. Assim foram chegando Wrong Turn 3, intitulado no Brasil como Floresta do Mal: Caminho da Morte; Wrong Turn 4 como Pânico na Neve e Wrong Turn 5 como Pânico na Floresta 5.

Abaixo, os títulos que compõem a franquia.

Pânico na Floresta (Wrong Turn) – 2003 – Distribuído pela PlayArte Home Vídeo.
Floresta do Mal (Wrong Turn 2) – 2007 – Distribuído pela 20th Century Fox.
Floresta do Mal: Caminho da Morte (Wrong Turn 3) – 2009 – Distribuído pela 20th Century Fox.
Pânico na Neve (Wrong Turn 4) – 2011 – Distribuído pela 20th Century Fox.
Pânico na Floresta 5 (Wrong Turn 5) – 2012 – Distribuído pela 20th Century Fox.

Nos canais pagos e na internet, os filmes são conhecidos como Pânico na Floresta 1, 2, 3, 4 e 5.

panico na floresta 2
Título lançado pela PlayArte Pânico na Floresta 2 (Timber Falls), porém não tem ligação com o filme Pânico na Floresta.
Franquia floresta do mal
Sequências verdadeiras do filme Pânico na Floresta (Wrong Turn)

Elenco de Pânico na Floresta:

Desmond Harrington: Chris
Eliza Dushku: Jessie
Emmanuelle Chriqui: Carly
Jeremy Sisto: Scott
Lindy Booth: Francine
Kevin Zegers: Evan
Garry Robbins: Saw-Tooth
Ted Clark: One Eye
Julian Richings: Three Finger
David Huband: Rich
Yvonne Gaudry: Halley
Wayne Robson: Velho do Posto de gasolina

Elenco de Dublagem de Pânico na Floresta:

A dublagem de Pânico na Floresta foi feita pelo estúdio Dublavídeo em São Paulo, e conta com as vozes de ilustres dubladores.

Desmond Harrington (Chris): Sérgio Moreno
Eliza Dushku (Jessie): Eleonora Prado
Emmanuelle Chriqui (Carly): Márcia Regina
Jeremy Sisto (Scott): Leonardo Camilo
Lindy Booth (Francine): Angélica Santos
Kevin Zegers (Evan): Vagner Fagundes
David Huband (Rich): Alfredo Rollo
Yvonne Gaudry (Halley): Raquel Marinho
Wayne Robson (Velho do Posto de gasolina): Carlos Silveira

panico na floresta foto 10

Pânico na Floresta teve um orçamento de US$ 12,6 milhões de dólares e arrecadou nas bilheterias cerca de US$ 28,6 milhões. Recebeu 55% de audiência e 40% de aprovação dos críticos do Rotten Tomatoes. O Consenso do site declarou:

Um filme de terror banal que não se distinguia dos outros da sua laia.

Obrigado por lerem o artigo. Para quem não assistiu ao filme, eu recomendo, garanto que vocês não irão se arrepender. São 80 minutos de puro terror.

 Nota para Pânico na Floresta: 10

Trailer de Pânico na Floresta (Wrong Turn)

Sobre Jackson Tavares

Admirador do cinema, aprecia todos os gêneros cinematográficos com objetivo de levar ao leitor o que há de melhor do assunto.

Veja Também!

a-chegada2

A Chegada: filme sobre aliens deixa lições para os humanos

É curioso que um dos sons mais agoniantes seja o do silêncio. Simon & Garfunkel já …

4 Comentários

  1. Muito legal cara o post. Agora assistirei na ordem cronológica… VLW!!!!!!!!!!!!!

  2. Na verdade o “Wrong Turn 4” que você colocou como “Pânico na neve” está errado. Pânico na neve é outro filme onde um casal e um amigo ficam presos em um teleférico, o nome original é “frozen” (não o desenho). O 4 filme da franquia dita no post é o pânico na floresta 4 (Wrong Turn 4) onde é uma floresta com neve e tal. Errou no post ein.

    • Larissa, realmente o filme “Frozen” (2010) tem o título “Pânico na Neve” e foi lançado pela Playarte. Porém, quando “Wrong Turn 4” chegou ao Brasil em 2011, a 20th Century Fox optou por dar também o título de “Pânico na Neve” devido o filme se passar no inverno. O DVD oficial foi lançado pela Fox com esse nome. na TV Paga, “Wrong Turn 4” recebeu o título de “Pânico na Floresta 4”, mas somente lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *