Nausea: o triunfal retorno de Oscarito e sua banda!

Uma das bandas mais seminais da história do grind/crust  está de volta. Surgido das cinzas do finado Majesty no longínquo ano de 1987, o grupo californiano Nausea adquiriu notoriedade após o seu vocalista, o lendário Oscar Garcia, se juntar ao Terrorizer. Com a banda, Garcia lançou um dos discos mais relevantes não só do grindcore, mas da música extrema em geral: o divino World Downfall. Certamente este foi o disco que redefiniu o conceito do estilo.Contando com 16 faixas, sendo que três delas originalmente eram composições do Nausea (Corporation Pull-In, Need to Live e Condemned System), o álbum foi um dos grandes destaques da época, deixando uma profunda marca na história da música pesada. Após deixar o Terrorizer, nada mais natural do que Oscar dar seqüência aos trabalhos com sua antiga banda. Assim sendo, lançaram algumas demos e um single para, em 1991, lançarem seu primeiro álbum completo, o Crime Against Humanity. Apesar de sua importância histórica, a banda ainda permanecia relegada ao circuito underground.

Nausea (esq. pra dir.): Eric Castro (bateria), Oscar Garcia (vocal/guitarra), Leon Del Müerte (guitarra) e Alejandro Corredor (baixo).
Nausea (esq. pra dir.): Eric Castro (bateria), Oscar Garcia (vocal/guitarra), Leon Del Müerte (guitarra) e Alejandro Corredor (baixo).

            Amargurando um longo período no ostracismo, de 1992 a 2013 lançaram apenas demos e compilações, mas esse panorama estava para mudar, pois no início do mês de janeiro, eis que viu a luz do dia o mais novo opus da agressão musical! Com o título de Condemned to the System (alguma semelhança com o nome da canção presente no World Downfall não é mera coincidência), o Nausea chega com tudo, tentando tomar de assalto o lugar que já lhe pertenceu. Contando com metade da formação original (Eric Castro na bateria e Oscar Garcia – o nosso estimado Oscarito -, no vocal e guitarra), com o apoio de Leon Del Müerte (Impaled, Murder Construct, Exhumed, entre outros) na outra guitarra, e Alejandro Corredor no baixo, a banda ressurge forte como nunca, com uma formação sólida e bem estruturada, trazendo consigo um trabalho que corre o risco de ser um dos melhores deste ano, isso porque o ano mal começou. O som é aquele deleite para os ouvidos carentes de grindcore com acento crust. Amparados por uma produção caprichada, a banda desfila onze pérolas de inconformismo contra o sistema opressor. Trata-se de uma sonoridade bastante simples, com acordes básicos e aquela bateria reta dominando todo o andamento, mas feitos com tamanha competência e garra que se torna algo grandioso. A semelhança com oTerrorizer da fase mais clássica é gritante, mas isso acaba se tornando uma espécie de “ISSO 9001” da extremidade sonora, pois a qualidade é garantida.

Capa do magnífico álbum de retorno da banda!
Capa do magnífico álbum de retorno da banda!

            Faixas como Does God Need Help, World Left in Confinement, a veloz e pesada Cries of Pain e a incrível nova versão para Corporation Pull-in são pequenas pérolas que nos fazem reviver a época áurea do verdadeiro grindcore. Aquele som sujo, feio, deselegante, mas justamente por isso tão adorado. Uma banda como essa precisava ter retornado. Que não demorem mais 23 anos para o próximo ato. O Nausea precisa do underground como o underground precisa do Nausea.

Dando aula de grindcore em recente turnê.
Dando aula de grindcore em recente turnê.

            O álbum é distribuído pela Willowtip e pela Deep Six records. Roube, mate, venda o corpo e a alma, não importa o sacrifício, mas tenha esse disco. Se você se diz fã de grind/crust e não for atrás dele, você é um poser!

 Nota: 10

   

Formação:

  • Oscar Garcia (vocal/guitarra)
  • Alejandro Corredor (baixo)
  • Eric Castro (bateria)
  • Leon Del Müerte (guitarra)

Faixas:

  1. Freedom of Religion (03:15)
  2. Does God Need Help (01:56)
  3. World Left in Confinement (02:40)
  4. Cries of Pain (02:10)
  5. Hate & Deception (02:37)
  6. Corporation Pull-In (02:19)
  7. Fuck the World (02:41)
  8. Falsely Accused (02:21)
  9. Condemn Big Business (02:38)
  10. And We Suffer (03:51)
  11. Absence of War (02:35)

 

  Contatos:

https://myspace.com/nauseala

 https://www.facebook.com/nauseala

  Pra adquirir o álbum:

 http://www.willowtip.com/releases/details/nausea-condemned-to-the-system.aspx

Vídeo de Freedom of Religion

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=yTMTCz9-_ec’]

Sobre Ricardo Costa

Casado, 42 anos, médico veterinário. É fã de música desde a adolescência, principalmente dos subgêneros mais extremos do Metal. É fã também incondicional de cinema, principalmente de horror e ação. Seu principal hobby é pesquisar e conhecer bandas novas e filmes obscuros. Trará sempre novidades acerca de lançamentos, bem como artigos, matérias e entrevistas muito interessantes para os nossos leitores

Veja Também!

bomba

Vídeo: Show do Rammstein com “homem bomba” gera polêmica com muçulmanos

Participando do Rock in Vienna, na capital austríaca, a banda Rammstein utilizou sua famosa pirotecnia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *