Inferno Número 17: um clássico sobre os campos de concentração

Inferno Número 17 é um filme estadunidense, lançado em 1953, que mostra a realidade de um campo de concentração nazista, onde em casernas os prisioneiros americanos são divididos, baseado nas experiências de Donald Bevan e Edmund Trzcinski no capo de concentração Stalag 17B, que ficava na Áustria. Serviu também para um reencontro do premiado ator William Holden com o grande diretor Billy Wilder, dupla que fez enorme sucesso com o clássico Crepúsculo dos Deuses (1950).

Inferno Número 17 (Stalag 17) – 1953

Sinopse: J.J. Sefton é um sargento norte-americano, preso no campo de concentração Stalag 17, onde se mostra muito malandro, estando sempre em atividade com muitos negócios, desde venda de bebidas e cigarros até apostas e postos de visualização. Sefton tem certa tranquilidade, pois constantemente está subornando os guardas por alguns privilégios, porém isso muda quando em uma fuga, dois companheiros de caserna acabam morrendo e a presença de um espião é provável, logo as suspeitas vão para o habilidoso Sefton, que agora deverá achar o real culpado, para se safar.

Inferno Número 17

Hoje é considerado um dos melhores filmes no tema campos de concentração, onde gerou três indicações ao Oscar, vencendo na categoria de melhor ator, para William Holden (que não queria o papel), que já havia sido indicado por Crepúsculo dos Deuses.

A obra é magnífica do começo ao fim, intercalando muito bem cenas de humor com o drama de um ambiente tão pesado como um um campo de concentração. Muito disso passou por Robert Strauss (indicado na categoria de melhor ator coadjuvante), que já tinha atuado na peça teatral da história e migrou para o cinema, dando um papel de muito bom humor dentro da obra e merecendo essa indicação.

Robert Strauss, William Holden e Richard Erdman
Robert Strauss, William Holden e Richard Erdman

Outro papel que merece muito destaque é o de Otto Preminger, famoso diretor austríaco, que aceitou o papel de Von Scherbach, comandante do campo de concentração. Mesmo não tendo intenções de ser ator, ele era muito requisitado para tais funções, devido a sua aparência e sotaque.

Otto Preminger
Otto Preminger como comandante

Hoje não temos mais nenhum participante de Inferno Número 17 vivo, o último a falecer foi o ator Peter Graves, em 2010, que na obra fez Price, o suspeito segurança.

Diretor Billy Wilder
Diretor Billy Wilder

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

a-chegada2

A Chegada: filme sobre aliens deixa lições para os humanos

É curioso que um dos sons mais agoniantes seja o do silêncio. Simon & Garfunkel já …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *