História e melhores bandas do Hard Rock

O rock é sem sombra de dúvidas o gênero musical mais longevo e mais diversificado de todos os tempos, e também é o gênero musical que mais fãs fiéis possuí ao redor do mundo, mesmo em tempos de baixa, como atualmente.

No entanto, uma das vertentes mais importantes deste gênero musical é também uma das que mais sucesso fez ao longo dos anos, gerando para o rock uma fama de loucuras e de muita curtição que persiste até os dias de hoje.

Estamos falando do hard rock, que é a vertente que será objeto deste artigo, que pretende servir de espécie de introdução ao estilo, para fazer com que fãs dele tenham algo para ler e se identificar, e também para servir de porta de entrada para novos fãs.

Surgimento do hard rock

O termo hard rock foi utilizado pela primeira vez para definir bandas nos anos 1960 que praticavam um som mais pesado e mais potente do que normalmente era apresentado pelas bandas do chamado soft rock, que era muito popular na época.

A maior parte das bandas que eram rotuladas pelo estilo apresentava forte influência do blues britânico, sendo que os primeiros exemplos de bandas que receberam a alcunha de bandas de hard rock foram as bandas britânicas Cream, The Yardbirds, The Who, The Kinks e Rolling Stones.

Rolling Stones - Hard Rock
Rolling Stones

Todas estas bandas apresentavam como principais características os riffs de guitarra muito mais pesados do que tradicionalmente era visto no som de bandas de rock na época, além de também apresentarem uma bateria que era realmente poderosa, além de vocais muito mais potentes.

Ao mesmo tempo, nos Estados Unidos, Jimi Hendrix revolucionava o rock com músicas psicodélicas e cheias de efeitos completamente inovadores para a época, com microfonias e distorções que acabariam por fazer parte do hard rock dali por diante.

No entanto, um dos principais ícones do estilo iria surgir no final da década de 1960: o Led Zeppelin, com forte influência do blues dos Estados Unidos, bem como do jazz e de rock psicodélico, dando uma nova forma ao hard rock.

Consolidação do hard rock

Na década seguinte, o hard rock veio a se consolidar como um dos estilos do rock mais promissores e com mais fãs ao redor do mundo, com bandas fazendo grande sucesso e alcançando um status realmente impressionante.

Bandas como Led Zeppelin e Deep Purple passam a lançar álbuns repletos de inovações impressionantes, e arrebatam fãs ao redor do mundo, com shows lotados em praticamente todos os locais em decidem fazer apresentações.

E foi o Deep Purple que lançou Machine Head, que é até hoje venerado pelos fãs do hard rock, especialmente por causa de clássicos como Highway Star e Smoke on the Water, sendo que esta última é conhecida pelo seu indefectível riff de guitarra.

Deep Purple - Hard Rock
Deep Purple

Muitas outras bandas e artistas começam a surgir, popularizando e consolidando ainda mais o hard rock, a ponto de surgirem em meio a tudo isso, uma quantidade imensa de variantes e ramificações dentro do próprio estilo.

As principais bandas surgidas durante a década de 1970 são: Queen, Bad Company, Aerosmith (em atividade até os dias de hoje), Rush, Kiss, AC/DC, entre outras, mantendo o estilo no topo e representando o que se entende como seu apogeu criativo.

Segunda era do hard rock

Os períodos do surgimento e também da consolidação do hard rock são considerados por muitos especialistas como sendo a Primeira Era do estilo, sendo que estes dois períodos serviram de base para o que estaria por vir.

Pois na década de 1980 o hard rock passou a viver o que podemos chamar de sua Segunda Era, com bandas novas surgindo, com sucesso renovado e com novas leituras para o estilo, que passou a ficar ainda mais comercial, com bandas como o Def Leppard vendendo muitos discos.

É nesta mesma época que surgem bandas como a estadunidense Mötley Crüe, que inauguraram a nova vertente oriunda do hard rock, o chamado glam rock, caracterizado por muita maquiagem e atitude mais poser por parte dos integrantes, especialmente dos vocalistas e dos guitarristas.

Bandas como Quiet Riot e Twisted Sister conseguem muito sucesso, fazendo com que o glam rock atingisse um nível realmente importante dentro da trajetória do hard rock, e criando uma legião de fãs, mas ao mesmo tempo, uma legião de críticos do estilo carregado e exagerado que estas bandas apresentavam.

Mas é na segunda metade dos anos 1980 que o hard rock viria a vivenciar seu último suspiro de sucesso comercial sem precedentes, com o surgimento de bandas como Bon Jovi e Gun N’ Roses (com muita qualidade), que elevaram o gênero ao topo das paradas de sucesso, aproveitando a popularidade da MTV.

Guns N' Roses - Hard Rock
Guns N’ Roses

Van Halen e Whitesnake também são bons exemplos de bandas que fizeram muito sucesso vendendo discos de hard rock durante a década de 1980, que é considerada por muitos como o último momento grandioso do estilo dentro do cenário do rock e dentro do cenário musical como um todo.

No entanto, para muitos, o sucesso de bandas de glam rock como Cinderela, e de bandas de hard rock mais comerciais, como o Poison, acabou por ser também o chamado “tiro no pé” do estilo, já que muitos jovens passaram a se distanciar dele por causa destas bandas mais comerciais, que pareciam estar mais preocupadas com a maquiagem do que com a música.

E isto acabou abrindo passagem para o surgimento do movimento grunge, que surgiu como uma resposta da chamada geração X ao sucesso excessivo de bandas que falavam apenas de curtição, de garotas bonitas e de muita bebedeira, mas que já não diziam muito sobre as angustias da maioria.

E com isso, surgiram Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains, que acabaram por decretar o fim do reinado das bandas de hard rock, que atualmente sobrevive de bandas que misturam estilos e que simplesmente não são capazes de apresentar algo realmente relevante para manter o estilo no topo das paradas.

Lembrando que atualmente, todo o rock como um todo passa por uma reflexão, já que o hip hop e outros estilos acabaram por tomar seu lugar no topo das paradas, e o gênero necessita se reinventar, como normalmente sempre fez. Portanto, é natural supor que desta vez ele também fará. Alguém duvida?

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

metallica

Metallica: revigorado e ainda relevante

Existem bandas que, ao anunciarem seus próximos lançamentos, promovem um verdadeiro fenômeno de histeria coletiva, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *