Grito de Horror: o renascimento dos lobisomens nos anos 80

Grito de Horror (The Howling) é um filme de terror lançado em 1981, dirigido por Joe Dante, responsável por ressuscitar a licantropia no cinema (filmes de lobisomens), gênero que andava apagado desde o clássico O Lobisomem (década de 40) que contou com Lon Chaney Jr., filho de um dos mestres do terror da década de 30, Lon Chaney. E coube a Joe Dante trazer esse tipo de filme de volta as telinhas, inclusive ele incentivou outras produções com seu sucesso, pois após o lançamento de Grito de Horror surgiram outros dois, Um Lobisomem Americano em Londres e A Hora do Lobisomem.

Grito de Horror (The Howling) – 1981

Sinopse Grito de Horror: Karen White é atacada por um assassino, o que a deixa muito traumatizada e ai surge a recomendação de seu psicologo que se isole em uma região de reabilitação no interior, no começo tudo é simpatia, mas a cada noite o terror toma conta daquela localidade e aquelas tão receptivas pessoas vão tomando outra aparência.

grito de horror

Joe Dante: ousando em Grito de Horror

O diretor Joe Dante (responsável por Gremlins e Pequenos Guerreiros) foi muito ousado em Grito de Horror, fazendo um verdadeiro filme de lobisomem, com trabalho fantástico na maquiagem proporcionado pela parceria com Rob Bottin.

Este filme foi totalmente diferente, os lobisomens se transformavam com olhar fixo para as câmeras, sem giros de imagem para uma metamorfose “escondida”, Dante queria que o telespectador visse tudo e conseguiu isso, dando um charme todo especial ao filme.

grito de horror 2

Nos lobisomens características bem próprias, sendo eles bem desenvolvidos, aumentando muito seu tamanho de humano para lobisomem, unhas grandes e dentes grandes (padrões) porem a maior inovação veio com lobisomens vivendo em sociedade, algo que foi totalmente ousado e deu muito certo.

Joe Dante
Joe Dante

Esse filme juntamente com os outros dois citados foram provavelmente os três de mais importância depois dos anos 40, mantendo toda a misticidade e horror das criaturas até o surgimento de aberrações como a saga Crepúsculo.

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

chamados2

Filmes de terror 2017 – datas e detalhes de 16 lançamentos imperdíveis

O ano de 2016 trouxe algumas novidades interessantes para os fãs de terror, no entanto, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *