10 filmes sobre comunismo: Confira os mais emblemáticos

O comunismo já não apresenta a mesma força de outras épocas, quando as pessoas, especialmente as mais jovens, adoravam acreditar que o regime socialista iria de fato mudar o mundo.

No entanto, o mundo mudou, a União Soviética ruiu e aos poucos, praticamente todo o chamado Bloco Comunista se exauriu, restando apenas a Cuba dos irmãos Castro e a perigosa Coréia do Norte, isso sem deixarmos de mencionar as camisetas com a imagem clássica de Che Guevara, cada vez mais desbotada que ainda persiste no peito de alguns jovens idealistas.

Pois quando olhamos para a história do cinema, ainda podemos enxergar um pouco mais da pujança do comunismo de outros tempos, especialmente nos membros dessa singela lista que preparamos.

Capitalismo, uma História de Amor:

Capitalismo, uma História de Amor

Dirigido pelo polêmico documentarista estadunidense Michael Moore, esse longa documental retrata de modo bem irônico, a começar pelo titulo, a trajetória de pequenos trabalhadores dentro da maior potência capitalista do mundo, os Estados Unidos. O filme explora, por meio de depoimentos e comentários do diretor, as mazelas sofridas por pessoas dentro do próprio sistema capitalista estadunidense.

Clube da Luta:

Clube da Luta

Dirigido pelo talentoso David Fincher, esse longa conta com astros como Brad Pitt e Edward Norton em seu elenco. Mas o grande destaque da trama gira em torno dos diálogos entre os personagens principais, que ao final (o longa é de 1999, então você já deve saber o final) se descobre se tratar da mesma pessoa. São discussões malucas sobre como nossa sociedade capitalista pode alienar as pessoas com seus empregos “que odiamos para comprar coisas idiotas”. E no final, a tentativa de explodir as principais empresas de cartão de crédito dos Estados Unidos é no mínimo anárquica, para não dizer o mínimo.

The Edukators:

The Edukators

Lançado em 2004, esse filme produzido em parceria entre Áustria e Alemanha, mostra de modo bem criativo como a juventude, quando privada de tudo que lhe permite evoluir, pode simplesmente se virar contra os culpados (os mais ricos) e se vingar de modo bem criativo. No filme, um grupo de jovens sem grandes perspectivas decide invadir mansões para apenas mudar a configuração dos móveis e deixar mensagens subliminares espalhadas pelo local como forma de “grito” libertário.

Frida:

Frida

Esse filme de 2002, dirigido por Julie Taymor e estrelado por Salma Hayek e Antonio Banderas narra a trajetória da artista plástica mexicana Frida Kahlo, que manteve relacionamento aberto com o também pintor mexicano Diego Rivera. O auge da trama, porém, se dá quando o casal recebe por uns tempos um exilado da União Soviética, ninguém menos do que Leon Trotsky, com quem Frida terá um tórrido romance.

Diários de Motocicleta:

Diários de Motocicleta

Dirigido pelo brasileiro Walter Salles, esse filme estrelado por Gabriel García Bernal narra a trajetória de Ernesto Guevara de La Serna, antes de se tornar a mítica figura do guerrilheiro revolucionário conhecido pelo apelido de “Che”. O filme mostra com riqueza de detalhes poética a primeira grande viagem que Guevara fez durante sua juventude pela América Latina, acompanhado de seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de La Serna). É durante essa viagem que a figura do revolucionário começa a ganhar força dentro de Guevara.

Che – O Argentino/Guerrilae:

Che – O Argentino

Um filme de 2008, dividido em duas partes, que conta com a brilhante atuação de Benício del Toro como o guerrilheiro Ernesto “Che” Guevara. O filme mostra a vida de Guevara em diversos momentos importantes, como quando ele conhece Fidel Castro e decide participar da guerrilha cubana, ou então o momento final nas selvas da Bolívia. Tudo de modo a colocar uma aura ainda mais mítica em torno do guerrilheiro mais lembrado e menos compreendido da história.

Reds:

Reds

Esse filme conta com um elenco de peso, com astros como Jack Nicholson, Diane Keaton e Warren Beatty. Mas o que de fato é mais impressionante é o relato sobre o jornalista socialista estadunidense John Reed, que publicou “Os 10 dias que abalaram o mundo” em meio ao período em que ocorreu a Revolução Russa. Um dos pontos mais interessantes do filme sem sombra de dúvidas fica por conta das impagáveis discussões sobre política e economia que permeavam aquele período.

O Encouraçado Potemkin:

O Encouraçado Potemkin

Lançado pelo regime soviético em 1925, esse filme de propaganda representa uma obra magistral do cinema mudo, independente de ideologia. Falando apenas da arte. E a arte está presente em cada cena, cada atuação, cada tomada. O filme tem como base um fato real, o levante de um grupo de marinheiros em 1905, que se recusou a comer carne podre. E deste fato, o filme parte para se tornar uma obra arrebatadora sobre a força das massas diante das injustiças. Uma verdadeira obra-prima que deve ser assistida, independente da sua ideologia política.

Boa noite, e Boa Sorte:

Boa noite, e Boa Sorte

Dirigido e estrelado por George Clooney, esse filme conta ainda com a participação de Robert Downey Jr. e David Strathairn no elenco. Narra a história de Edward R. Murrow, um âncora importante da televisão dos Estados Unidos que critica as táticas utilizadas pelo senador Joseph McCarthy em sua famosa caça aos comunistas empregada nos anos 1950 dentro daquele país. Essas críticas fizeram com que um verdadeiro debate ideológico de grandes proporções surgisse entre Murrow e McCarthy.

Good Bye, Lenin!:

Good Bye, Lenin

Essa comédia dramática alemã parte de uma premissa que é no mínimo inusitada. Um rapaz, morador do lado oriental do muro de Berlim, vê que sua mãe, uma fervorosa simpatizante do regime socialista, sofre um ataque cardíaco e entra em coma. Esse período em coma dura oito meses, o que é tempo suficiente para que ela não acompanhe os eventos que culminam com a queda do muro de Berlim e com a derrocada do regime socialista na Alemanha. Para que ela não sofra com o baque do fim de seu sonho socialista, o rapaz faz com que a mãe não perceba que tudo mudou, criando uma série de situações engraçadíssimas. O mais interessante é a preservação do apartamento da família, que permanece parado no tempo, para que a mãe pense que ainda há uma Alemanha Oriental (RDA).

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

a-chegada2

A Chegada: filme sobre aliens deixa lições para os humanos

É curioso que um dos sons mais agoniantes seja o do silêncio. Simon & Garfunkel já …

14 Comentários

  1. Comunismo foi e é uma das piores ideologias do mundo … Che era um assassino , a ideologia do PT aplaude esses merdas e difunde a ideia de que ele era um herói

  2. entre os filmes de comunismo. deveriam ter incluido o filme “O Sol da Meia Noite”

  3. Muito massa tua seleção…parabéns

  4. Como hoje em dia com tanto acesso à informação ainda existem pessoas que se deixam iludir por esta ideologia que serve de isca para grupos que desejam o poder…. citem apenas 1 exemplo de sucesso de País comunista… socialista, ou qualquer “ista” que preferirem….

    Olhem a história, os exemplos atuais dos nossos vizinhos venezuela e argentina…. do povo de cuba… dos medicos cubanos que estão fugindo para os EUA….. Vejam o que o governo está fazendo com o Brasil…. e com o povo brasileiro…. a simpatia com o Islamismo, libertem-se,,,, estamos sendo manipulados por uma minoria que possui um plano de poder comunista….

  5. Se você seguir a ideia do Clube Da luta, você sera um “Space Monkey” , o filme mostra o quanto o comunismo é uma bosta, e o melhor, que nunca vai dar certo, e nada no filme é real (o diretor já disse).

  6. Esse junior pareceu meio retardado ao dizer ‘qualquer “ista”‘. Os outros também, alienados do Governo capitalISTA que constrói misérie eordem para o povo, mas progresso pra burguesia. Movidos pelos valores do ego, da opressão e das distrações capitalistas. A luta de classes é necessária para a construção da sociedade sem classes. Parem de exercitar a falação de merda, e olhem pra corrupção nos seus próprios valores

  7. Em que parte que o filme mostra isso Nataly? Explique sua teoria, por favor.

  8. nao me baseio pela midia ou livros , pois papel aceita tudo . a pratica mostra a diferença para onde leva o socialismo e o capitalismo . coreia do NORTE e coreia do SUL … japao e cuba …. apesar de nao ter ideologia ideal na PRATICA socialismo leva a se criar um LIDER ( uma pessoa idolatrada como um deus ) e com isso a miseria se istala , pois nao se tem liberade para as pessoas pensarem e serem LIVRES para criar . …. socialismo nunca funcionara na pratica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *