Entenda o que é um filme trash

Os filmes trash são muito famosos no cinema, porém poucas pessoas conseguem entender o que significa e o que caracteriza um filme trash, visto isso vamos mostrar todos os detalhes deste sub-gênero que já lançou grandes clássicos do terror e segue lançando a cada dia. Dentre os mais famosos temos ícones como Evil Dead (que teve recente remake).

O que é um filme Trash:

Um filme trash é difícil de ser categorizado e não existe uma verdade absoluta, apenas alguns fatores que podemos considerar.

O trash vai ser um filme geralmente de baixo orçamento, sem roteiros brilhantes e muito menos elencos milionários, mas com um fator em comum a todos, a presença do humor negro, que é um fator constante em um filme trash e provavelmente a maior característica de tais.

Evil Dead - Filme Trash
Filme Evil Dead

A questão do baixo custo não é exclusiva do trash, pois vamos vê-las muito no slasher e em muitos outros sub-gêneros do terror e até mesmo de outros gêneros, portanto não dá para colocar esse fator como exclusivo do cinema trash.

Então o que temos no trash são filmes de terror (quer geralmente tem o intuito de chocar) que conseguem transmitir horror e humor quase que ao mesmo tempo, geralmente com baixo orçamento (não sendo obrigação) e com alguns elementos um tanto “toscos” mas que ajudam a criar toda a magia que o trash tem.

Filme Trash: conheça clássicos

Dentre os filmes trash temos alguns principais, com a grande eminência na década de 80 e geralmente andando junto com o slasher, dentre eles temos A Casa dos Maus Espíritos (House on Haunted Hill) um filme de 1959, considerado o primeiro filme trash da história, A Hora do Pesadelo (A nightmare On Elm Street), uma franquia de filmes de terror, que eternizou o vilão Freddy Krueger e que em alguns de seus filmes tem a ascensão do trash, A morte do Demónio (Evil Dead), considerado por muitos o maior clássico trash da história, dirigido e produzido por Sam Raimi e o muio engraçado e curioso Fome Animal (Braindead), do também muito famoso diretor, Peter Jackson.

A Casa dos Maus Espíritos (House on Haunted Hill):

Sinopse: Um milionário e dono de uma mansão oferece um prêmio de 10 mil dólares para quem conseguir passar uma noite totalmente trancado na sua residência, para isso seleciona um grupo de pessoas, que agora terão de lidar com a desconfiança e o medo de ficarem totalmente trancados em uma mansão que é considerada assombrada por espíritos.

A Casa dos Maus Espíritos - Primeiro filme Trash

 

Um filme muito interessante, que pega elementos que viriam a se tornar característicos do trash e por muitos é considerado o primeiro filme trash da história. Conta com a presença do lendário Vincent Price, que por onde passou deixou sua marca.

A Hora do Pesadelo (A nightmare On Elm Street):

Sinopse: Nancy é uma jovem e simpática garota, que conta com grandes amigos no colégio. Enquanto seguia sua vida normalmente, ela começa a ter terríveis pesadelos, porém pretende guardá-los em sua memória apenas, mas as coisas mudam quando ela percebe que pessoas próximas sonham com a mesma figura amedrontadora. Logo quando sua amiga morre durante o sono, ela procura a polícia e descreve o assassino, eles a ignoram, mas nada está normal e Nancy percebe, que aquele história é mais antiga do que ela pode imaginar.

A hora do Pesadelo

 

Este filme marcou o início da franquia que teria ainda mais 6 filmes (em seu ambiente clássico), tendo em seus filmes o provável auge do trash, com o vilão mais bem-humorado do cinema, que esbanja humor negro, o clássico Freddy Krueger, interpretado brilhantemente por Robert Englund.

 

 

A morte do Demónio (Evil Dead):

Sinopse: Cinco amigos vão passar alguns dias descansando e festejando em uma cabana, num belo bosque (muito distante de qualquer cidade), quando chegam lá, tudo parece maravilhoso, porém a situação muda quando encontram um velho e maligno livro chamado “Necronomicon” e assim que eles ouvem uma antiga gravação da leitura daquele registro sombrio, liberam uma força terrível, que irá possuir um a um. Quando só o persistente Ash sobra, só uma opção resta ele: enfrentar o mal!

Evil Dead

 

Evil Dead é com certeza um dos maiores clássicos do trash, tornando-se um verdadeiro ícone (talvez o maior), pois não tem como pensar em um filme trash e não lembra-se desta obra de Sam Raimi, que gerou mais dois filmes magníficos, que formularam uma trilogia genial e totalmente trash.

Para quem deseja se aprofundar e aprender mais sobre o cinema trash, pode começar assistindo este clássico máximo.

Fome Animal (Braindead):

Sinopse: Um macaco-rato de Sumatra é trazido para a civilização e colocado em um zoológico. Quando a mãe de um tímido garoto vai passear no local, ela acaba mordida por essa criatura horrenda e aquela que era uma mulher muito chata e controladora, passa a ser um zumbi, agora cabe ao seu filho esconder esse fato, enquanto ela anda atrás de pessoas e animais para se alimentar. Para piorar a situação o garoto tem a presença constante de sua namorada.

Fome Animal - Peter Jackson

 

Fome animal é daqueles filmes de terror que você mais ri do que se assusta, sua ambientação é muito boa e com o baixo orçamento disponível, Peter Jackson conseguiu criar algo muito cabível ao trash.

Gostou? Então curta nossa página no Facebook!

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

a-chegada2

A Chegada: filme sobre aliens deixa lições para os humanos

É curioso que um dos sons mais agoniantes seja o do silêncio. Simon & Garfunkel já …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *