27 impressionantes curiosidades sobre a franquia Rocky

O personagem Rocky Balboa é a maior criação de Sylvester Stallone. O boxeador surgiu na fase inicial da carreira do ator, roteirista e diretor, sendo fundamental para a sua projeção internacional. Até agora são 6 filmes como protagonista e ainda um Spin-off lançado neste ano, colocando Balboa como coadjuvante.

Desde 1976, ano de lançamento do primeiro filme, diversas curiosidades aconteceram, sendo algumas delas de total desconhecimento do público. Elaboramos uma lista com os fatos mais interessantes dessa trajetória e até alguns episódios pré-Rocky, do processo de criação de Stallone e suas inspirações.

Curiosidades da franquia Rocky

Vamos por ordem cronológica, começando justamente com a criação do icônico personagem e sua difícil inclusão em um estúdio.

Inspiração real

O roteiro de Rocky começou a surgir após a vitória de Chuck Wepner contra Muhammad Ali, em 1975. A ideia de Stallone era um filme muito mais sombrio e dramático, no entanto o roteiro foi ajustado para não ficar tão pesado. Chuck Wepner chegou a processar Stallone por utilizar sua história como base para o nascimento de Rocky, no entanto o caso foi resolvido em um acordo.

rocky chuc

Pobreza

Antes de escrever o roteiro de “Rocky, Um Lutador”, Stallone estava em uma fase de crise financeira. Sem dinheiro para alimentar seu cachorro, vendeu o animal por 25 dólares em uma loja de bebidas. Após receber o dinheiro da venda do filme para um estúdio, Stallone retornou para loja e ficou aguardando o comprador para fazer uma proposta e ter o cachorro de volta. Resultado? Gastou 15.000 dólares para recuperar seu mascote.

Outro protagonista

A ideia dos produtores era utilizar o roteiro de Stallone e contratar o ator Ryan O’Neal como protagonista. A resposta? Negativa, Stallone só aceitava a existência de Rocky Balboa com sua interpretação. Até uma proposta de 150 mil dólares foi feita, no entanto Sylvester não aceitou. Como resultado, um orçamento menor foi disponibilizado para a produção.

Pouco dinheiro e tempo

Com o orçamento de US$ 1 milhão, Stallone adaptou rapidamente todo enredo e conseguiu terminar todas as gravações em apenas 28 dias. Mesmo nestas condições, conquistou o Oscar de melhor filme, além de melhor diretor e melhor edição.

rockybastidor

Falta de figurantes

Até mesmo familiares de Stallone tiveram que participar para preencher algumas cenas. Frank Jr. (irmão) foi um dos cantores que apareciam na rua. Frank Sr. (pai) apareceu tocando o sino do início da luta climática. O seu famoso cachorro, recuperado com alto investimento, também participou como o cachorro de Balboa.

A cena do encontro entre Rocky e Adrian era originalmente em um restaurante, porém o diretor, Avildsen, queria movimento. Stallone então planejou uma cena de patinação no gelo, algo que necessitaria de figurantes, porém estava fora de orçamento.

Não sabendo patinar, Stallone teve de fazer nova adaptação, com a ajuda do diretor, e apareceu caminhando ao lado de Adrian, que patinava. Na cena não são utilizados os muitos figurantes que seriam necessários inicialmente.

rocky 1

Rocky em Los Angeles?

A ideia dos produtores era fazer todas as tomadas externas em Los Angeles, porém John Avildsen e Sylvester Stallone insistiram e conseguiram manter o projeto na Filadélfia. Novamente com pouco orçamento, tiveram que gravar tudo com luz natural e ainda não contar com nenhum luxo, sendo que nem refeições eram preparadas para a equipe, apenas pizzas disponibilizadas durante todo dia.

Nesta época Stallone parou de fumar. O ator estava ficando sem fôlego para gravar algumas cenas e decidiu cuidar da saúde.

Erro na dublagem?

Em “Rocky, Um Lutador” a vitória é de Apollo Creed, no entanto a dublagem brasileira anunciou um empate ao final de luta, fazendo com que muitos fãs ficassem perdidos com a continuação.

Rocky II – A Revanche

Treinos pesados

Se preparando para a sequência, Stallone teve uma lesão muscular e acabou com 160 pontos. Carl Weathers (Apollo Creed), que havia sido jogador de futebol americano, afirmou que nunca havia se dedicado tanto em treinamentos quanto na preparação para o segundo filme da franquia.

Após o filme, Stallone disse estar exausto e muito machucado. Segundo o ator, Weathers lhe atacou muito mais, sendo aproximadamente 8x o número de socos em relação ao primeiro filme.

rocky ii

Cena clássica

Rocky II também eternizou uma cena, em que o lutador faz sua tradicional corrida de preparação acompanhado de muitas crianças. Foram cerca de 800 jovens que atuaram como figurantes na produção. Em uma destas cenas,  Rocky utiliza uma faixa vermelha na cabeça, que futuramente seria a mesma utilizada por Rambo, outro icônico personagem de Stallone.

 

Rocky III – O Desafio Supremo

Maior orçamento e mais tempo

No terceiro filme o personagem Rocky Balboa já tinha fama mundial e os filmes contavam com dedicação total do estúdio e alto orçamento. Só para a abertura do filme, em que luta com Thunderlips, 10 dias de gravação foram dedicados, algo que no primeiro filme parecia totalmente impensável (como já citado, foi filmado em 28 dias).

rocky thunder

Outro Clubber Lang?

O ator Mr. T, famoso pela série “Esquadrão Classe A”, não era o escolhido para interpretar Clubber Lang. O boxeador peso-pesado Earni Shavers chegou a ensaiar para o filme, no entanto quebrou duas costelas de Stallone, fazendo com que os planos mudassem e um ator fosse chamado.

Rocky Balboa e Freddie Mercury?

Outra incrível curiosidade ocorreu na escolha da trilha sonora para o terceiro filme. Stallone tinha a ideia de incluir “Another One Bites the Dust”, no entanto não conseguiu a liberação de direitos autorais. Com essa negativa, pediu uma canção para a banda Survivor, que compôs “Eye Of The Tyger”, que ainda conquistou o Grammy daquele ano. Outra canção que era pra estar no filme é “You’re The Best”, de Joe Esposito, porém foi rejeitada por Stallone e acabou em Karate Kid.

Luta curta

Se nos primeiros filmes as lutas se arrastavam por longos rounds, a revanche de Rocky contra Clubber Lang durou apenas três.

rocky iii

Rocky IV

Nada de Rússia

Em plena época de Guerra Fria, nenhuma cena de Rocky IV foi gravada na Rússia. Se no primeiro filme Stallone fez questão de fazer a externas no ambiente real do filme, nesta produção preferiu locações alternativas. Boa parte foi filmada em Wyoming e a luta final no Canadá.

rocky iv

A incógnita Ivan Drago

Mais de 8 mil pessoas fizeram testes para interpretar o lutador russo. O escolhido, Dolpg Lundgren, chegou a ser recusado em um teste por ser considerado muito alto.

O insistente Dolpg Lundgren

Mesmo tendo sido recusado no primeiro teste, o modelo e ator entrou em contato diretamente com Stallone e enviou diversas fotos suas utilizando uniformes de boxe. O ator sueco era formado em engenharia química, algo que foi lembrado em “Os Mercenários 2”, quando volta a estar junto com Stallone.

Stallone abatido?

Querendo dar autenticidade para a produção, Sylvester pediu para que Lundgren lhe acertasse de verdade na primeira cena do combate. Em um forte golpe, Stallone caiu e teve de ir ao hospital. O ator ficou internado durante alguns dias com problemas cardíacos devido a força do soco que recebeu no peito.

Briga real entre Drago e Creed

O ator Carl Weather, já conhecido por ter alguns problemas de bastidores, não gostou nada da maneira que Lundgren estava atuando. Após uma cena de luta, em que acabou caído em uma das extremidades do ringue, o famoso Apollo ameaçou sair do projeto e quase brigou realmente com Lundgren.

drago

 

Apoio presidencial

Um dos grandes entusiastas do filme foi o presidente dos Estados Unidos e ator, Ronald Reagan, que afirmou ver em Rocky a imagem exata do patriotismo americano.

stallone reagan

Rocky V

Filho de Stallone

Sage Stallone, que morreu em 2012, vítima de problema cardíaco, atuou no filme. O papel é considerado uma expressão real do que sentia o jovem. Em diversas cenas ele pedia mais atenção do pai.

Rocky quase morreu

Stallone chegou a cogitar e escrever a cena da morte de Rocky Balboa na luta final do filme, no entanto não achou adequado que o personagem morresse em uma luta de rua.

Muitos figurantes

A luta entre Balboa e Gunn teve aproximadamente 10 mil figurantes, algo expressivo em comparação ao orçamento apertado do primeiro filme.

rocky v

Nem Stallone gostou do filme

Atualmente Stallone admite que o filme foi um fracasso e que o resultado decepcionou todos. Muitos fãs ignoram este filme na franquia.

Rocky Balboa

Em forma

Sylvester Stallone estava com forma física tão boa que a cena final do filme teve de ser a primeira na ordem de gravação. Após filmar a luta contra Mason Dixon, o ator relaxou e perdeu a forma física para mostrar o Balboa fora de forma do início do sexto filme.

rocky balboa6

Rocky V como inspiração

O quinto filme da franquia foi tão ruim que Stallone resolveu fazer mais uma aparição e tirar a imagem ruim da cabeça dos fãs. Flashbacks de todos os filmes foram incluídos, menos do quinto.

Falta de interesse dos estúdios

O sexto e último filme era idealizado desde 1996, porém os estúdios não acreditavam mais no personagem. Uma das cenas, em que faz discurso para o conselho de boxe e fala sobre superação, reflete a posição de Stallone em relação ao pensamento dos críticos e dos estúdios.

Atuando em todos os filmes

Além de Stallone, os atores Burt Young (Paulie) e Tony Burton (Duke) são os únicos a aparecerem em todos os filmes.

rocky paulie

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

a-chegada2

A Chegada: filme sobre aliens deixa lições para os humanos

É curioso que um dos sons mais agoniantes seja o do silêncio. Simon & Garfunkel já …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *