Ator José Wilker morre aos 66 anos

O ator, diretor e crítico de cinema José Wilker morreu esta manhã de sábado (5), vítima de um infarto enquanto dormia na casa da namorada, a jornalista Claudia Montenegro.

jose_wilker_melhor

O ator atuou em quase 30 novelas e mais de 40 filmes em toda a sua carreira. Nas novelas, personagens inesquecíveis como Roque Santeiro, da novela de mesmo nome, João Mtos de “O Salvador da Pátria”, Delmiro Gouveia de “Renascer”, Marcelo Rossi de “A Próxima Vítima”, Giovanni Improtta de “Senhora do Destino” e Herbert Marques de “Amor à Vida”, última novela em que o ator atuou, ficaram na lembrança de muitos brasileiros fãs de novelas.

Wilker nasceu em Juazeiro do Norte em 20 de agosto de 1947.Se mudou ainda criança para Recife e sua carreira iniciou no rádio quando tinha 19 anos. Passou a dirigir vários espetáculos pelo sertão e realizou documentários sobre a cultura popular. Em 1967 mudou-se para o Rio para estudar sociologia na PUC mas deixou o curso para se dedicar ao teatro, seu primeiro papel na TV foi no ano de 1971 na novela “Bandeira 2” onde interpretava Zelito. Seu primeiro protagonista foi na primeira versão da novela “Gabriela” de 1975 no papel de Mundinho Falcão. O ator se casou três vezes, a primeira com Renée de Vielmond, a segunda com Mônica Torres e a terceira com Guilhermina Guinle. Ele deixa três filhas, Isabel, Mariana e Madá.

Wilker se destacou em minisséries como “Anos Rebeldes”, “A Muralha” e “JK”onde viveu o personagem título. Dirigiu filmes como Louco Amor, Transas e caretas e a série humorística “Sai de Baixo”.

Abaixo, declarações de vários artistas sobre José Wilker:

Malu Mader

Antes de mais nada é um susto. Estamos todos chocados com essa morte muito triste. O Wilker é apaixonado pela profissão. Quando você está em cena com ele você entende o sentido de estar ali. Ele foi uma inspiração para mim mesmo antes de eu começar a atuar, assisti a tudo o que ele fez. tive o prazer de trabalhar com ele em ‘Anos Rebeldes’. Estou muito triste

Antonio Calloni

O Wilker é um ganho eterno, ele nunca vai ser uma perda. tive o prazer imenso de fazer dois trabalhos com ele, em ‘Salvador da Pátria’ e em ‘JK’. Ele não vai fazer falta porque estará com a gente sempre. O Wilker nasceu para sempre. Vamos sentir saudades, estou muito emocionado

Bárbara Paz

O Zé era realmente um grande autor, além de ator, fora que era um parceiro maravilhoso de cena. O humor dele era uma coisa inacreditável, estava sempre fazendo piada. Estou muito chocada e triste. Eu o conheci muito jovem, tivemos um breve romance. O Zé tinha uma liberdade intelectual, uma força na literatura muito grande. Para mim é uma pessoa muito importante na minha construção como ser humano. Como coincidência fizemos o último par na novela ‘Amor à Vida

Rosa Maria Murtinho

Era um colega muito irônico, muito divertido. Eu acho que foi uma pena, morreu novo, ele tinha muita coisa, escrevia muita coisa. Tem um ditado que diz que quando morre um artista, morrem três. Morreu o Paulo goulart, o Wilker, tomara que esse dito não seja verdade. Quando ele veio para o Rio de Janeiro foi um estouro, ele foi logo premiado, dado como grande promessa do teatro e da televisão. Ainda estou sob o impacto da morte

Paulo Betti

Também estou impactado pela morte do Wilker. Não esperávamos, tinha apenas 66 anos. Acho importante falar dele como ator de teatro também, ele foi um grande ator de teatro. A peça ‘O Arquiteto e o Imperador da Assíria’ foi um dos momentos mais revolucionários do teatro brasileiro. Ele também fez ‘O Rei da vela’. Foi meu sócio na Casa da Gávea, ajudou a dar impulso no nosso centro cultural. É uma perda e uma emoção muito grandes pra todos aqueles que conviveram com ele e absorveram da sua cultura e do seu afeto. Foi um dos maiores talentos da arte e da interpretação no Brasil de todos os tempos.

Dennis Carvalho

Era muito parceirão, muito amigo. Ria muito, sacaneava todo mundo, era inteligentíssimo. Trabalhamos muito juntos, dividimos Sai de Baixo, cada semana era um que fazia e nos divertíamos muito. Fiquei muito chicado porque ele se cuidava, fazia check up, encontrei com ele na semana passada. vou guardar uma memórias muito boas dele.

Wolf Maya

Ele foi um dos homens mais importantes da TV, do teatro e do cinema brasileiro. O Wilker é um exemplo para os nossos atores, para a nossa profissão, para o entendimento da dimensão do ator. O teatro brasileiro perdeu uma pessoa tão importante de hoje até o mundo futuro. Era uma grande amigo e uma das pessoas mais adoráveis no dia a dia da televisão, na convevivência extrema dos bastidores. Estou muito consternado, fica o exemplo, e a saudade.

Maria Fernanda Cândido

Perdemos um grande ator, um excelente ator. Um ser humano ímpar, que vai fazer muita falta Certamente o que ele era vai fazer muita falta para muita gente e para a cultura. Eu tinha um carinho muito especial pelo Zé. E em todos os momentos em que estivemos juntos, trabalhando, foi sempre muito prazeroso, foram sempre momentos muito especiais.

Renata Sorrah

É difícil acreditar. Chocante a notícia. O Wilker era um cara tão da vida. Foi meu amigo, foi o ator com quem mais trabalhei junto. Foi um homem de teatro, de televisão, de cinema. Fez coisas deslumbrantes. Ele deixa um legado de coisas lindas e de vida. Ele era um ótimo amigo, um ótimo pai. Era incrível. Fico me lembrando dele 40 anos atrás, eu fazendo a primeira peça que ele escreveu. É muito triste. Uma perda muito grande.

Tom Cavalcante, pelo Twitter

É com muito pesar que vejo a saída de cena fora do combinado do meu amigo e conterrâneo Zé. Se é assim essa vida vai com Deus e obrigado por tudo.#RIP

Serginho Groisman, pelo twitter

Espantado como todos e triste como todos com a morte de José Wilker

Fonte sobre as declarações: Portal G1.

Sobre Jackson Tavares

Admirador do cinema, aprecia todos os gêneros cinematográficos com objetivo de levar ao leitor o que há de melhor do assunto.

Veja Também!

Guerra Civil imagem 01

Guerra Civil: teamIron X teamCapitão

Poucas semanas após o público testemunhar a batalha entre o Homem de Aço e o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *